Passar para o conteúdo principal

Publicado: 11.05.2017

Na quarta edição das Jornadas Pedagógicas da ESCS debateu-se a comunicação dentro e fora da sala de aula.

No dia 10 de maio, a sala 2P9 acolheu, pela quarta vez, as Jornadas Pedagógicas da Escola.  Na primeira parte da sessão, o Conselho Executivo do Gabinete de Apoio à Qualidade (GAQ), representado pelas docentes Anabela de Sousa Lopes, Isabel Simões-Ferreira, Maria João Centeno e Zélia Santos, apresentou os resultados do Relatório do Sistema Interno de Gestão de Qualidade (SIGQ) referente ao ano letivo 2015/2016.

Na segunda parte, Daniel Sampaio – psiquiatra e reconhecido especialista em assuntos relacionados com os jovens – conduziu a oficina de formação “Analógico e Digital: comunicar dentro e fora da sala de aula”. Foram debatidos assuntos propostos pelos docentes da ESCS, como o uso de telemóveis e de outros dispositivos digitais nas salas de aula – que são, simultaneamente, ferramentas de trabalho e objetos potenciadores de distração –, e ainda questões relacionadas com a comunicação institucional no universo da ESCS.

"Juventude inquieta” foi a expressão que Daniel Sampaio utilizou para caracterizar os jovens de hoje. Na sua opinião, estes demonstram uma grande curiosidade por coisas novas, têm interesses próprios e tendência para uma constante inquietação física e psíquica. Assim, defendeu que deverá existir uma mudança no modelo de ensino para uma “apreensão horizontal de conhecimentos”, sendo necessário “estimular a comunicação na sala de aula”, para que a aprendizagem seja “uma construção e não uma receção vertical”, em que o professor é visto como “o senhor da verdade” e os estudantes têm uma atitude passiva.