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Publicado: 23.11.2013

Publicado: 22/11/2013

O aluno Tiago Silva conquistou o segundo lugar na categoria “Jovens Profissionais” dos prémios LUSOS.

Tiago Silva, aluno da ESCS e copywriter na Brandia Central, arrecadou o segundo lugar na categoria “Jovens Profissionais” dos LUSOS – Prémios Lusófonos da Criatividade. O projeto realizado para a Chiado Editora valeu à dupla Tiago e Hugo Suíssas (diretor de arte), o reconhecimento do galardão que distingue o que de melhor se faz na publicidade nos países de língua oficial portuguesa.

[Fotografia] Tiago diz que o clichê “Só serás feliz quando fizeres o que gostas” se aplica à sua vida.

Primeiro, a ideia

O briefing da Chiado Editora para este projeto passava pela conceção de um outdoor com o intuito de “promover a leitura, demonstrando, de uma maneira diferente e criativa, que ler é a melhor forma de passar o tempo livre”, explica Tiago. A ideia da dupla de criativos surgiu da constatação de que as pessoas lêem muito nos transportes públicos. Tiago conta que “conseguimos encontrar [nos autocarros] um pormenor que nos remete de imediato para um livro”. Daí resultou o conceito Há sempre espaço para um livro.

Depois, o prémio

“Foi uma grande surpresa” ser um dos vencedores dos prémios LUSOS. “Foi uma sensação que me deixou sem palavras, o que não acontece muitas vezes”, conta com humor. Ao subir ao palco para receber o galardão, Tiago disse apenas: “Bem-haja!”. Tiago admite que os prémios são “muito importantes” para a carreira de um publicitário. “Ver o nosso trabalho reconhecido é ótimo”, afirma.

[Fotografia] Maqueta do projeto apresentado pela dupla Tiago Silva e Hugo Suíssas para o cliente Chiado Editora.

Ser trabalhador-estudante

A trabalhar na agência Brandia Central há dez meses, Tiago concilia a vida profissional de copywriter com a vida de estudante do 3.º ano do curso de licenciatura em Publicidade e Marketing na ESCS. O jovem não esconde estar “muito feliz” com o que faz. “É a melhor coisa que me podia ter acontecido porque me pagam para ter ideias”, conta sobre a sua experiência na Brandia Central. Mas como chegou até lá? Tiago tinha um portefólio online e certo dia recebeu uma mensagem, através do Facebook, de André Freitas, diretor criativo da Brandia Central. A reação foi de surpresa: “Eu não acredito!”. Tiago foi a uma entrevista e, como se costuma dizer, o resto é história. Apesar de ter uma vida “um bocado complicada”, o aluno afirma que “quem trabalha por gosto não se cansa”. Entre o trabalho e a escola, o seu dia começa às 10h e termina às 23h. Mas “vale o esforço” porque “isto é uma oportunidade única que não podia perder”.

[Fotografia] O jovem copywriter aponta o corpo docente e a componente prática como as mais-valias da ESCS.

Profissão: ter ideias

Tiago descreve o processo criativo de um modo sui generis: “uma grande depressão” que se estende “desde a depressão pré-ideia até ao alívio pós-ideia”. O copywriter encara cada briefing como um “novo desafio”. A partir daí, a busca pela ideia acontece para lá das paredes do escritório. “Tento absorver tudo o que possa ser útil”. Quando se chega à ideia, “há um alívio”. “Torna-se tudo muito mais simples”, diz.

Perguntámos ao jovem premiado quais os ingredientes que considera imprescindíveis para se ser um copywriter. Tiago, que se faz acompanhar sempre que um bloco de notas, não vá esquecer-se de “alguns pensamentos”, deixa algumas dicas: ser-se muito curioso, simples e direto; saber escrever como as pessoas falam; e ser-se versátil. “Muitas vezes, sinto-me esquizofrénico”, revela. Mas Tiago assegura que se trata de uma “esquizofrenia saudável”, uma vez que “é muito importante sabermos calçar os sapatos do consumidor”.