Passar para o conteúdo principal

Publicado: 14.03.2014

O Conselho de Administração da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) acreditou os cursos de licenciatura e de mestrado em Jornalismo.

O processo de avaliação e acreditação dos 1.º e 2.º ciclos de estudos em Jornalismo encontra-se concluído com sucesso. No passado mês de junho, a ESCS recebeu a visita de uma Comissão de Avaliação Externa (CAE), cuja missão passou por avaliar os cursos de licenciatura e de mestrado em Jornalismo. Agora, a Escola recebe o parecer final do Conselho de Administração da A3ES, o qual decidiu acreditar os dois cursos pelo período de cinco anos (o máximo possível).

Para o Presidente da ESCS, a acreditação dos dois cursos é a prova do empenho de toda a comunidade escolar. “Reflete o espírito de competência, de rigor e de profissionalismo” com que a Escola encarou o processo. O Prof. Doutor Jorge Veríssimo salienta ainda a acreditação por cinco anos. “É fundamental” e demonstra que “os cursos têm as condições exigidas para funcionar”.

Por seu lado, as conclusões expressas no relatório da CAE atestam que a Escola satisfaz os requisitos impostos pela A3ES. Os avaliadores destacam a “forte dimensão experimental” da licenciatura, dando ênfase às disciplinas práticas, as quais promovem “a integração dos estudantes em atividades de perfil profissionalizante”. No que diz respeito ao mestrado, os peritos falam de “uma experiência pioneira de formação de 2.º ciclo nesta área de estudos em Portugal”.

Já no ano passado, a ESCS viu também acreditados os cursos de licenciatura em Publicidade e Marketing e em Relações Públicas e Comunicação Empresarial e os cursos de mestrado em Gestão Estratégica das Relações Públicas e em Publicidade e Marketing. Deste modo, a Escola possui seis dos seus oito ciclos de estudos acreditados, ficando apenas a faltar avaliar os cursos de licenciatura e de mestrado em Audiovisual e Multimédia. Prevê-se que tal aconteça no próximo ano letivo 2014-2015.

O Presidente da ESCS revela que o objetivo da Escola é ter toda a sua oferta formativa acreditada. “Só assim é que podemos dizer que somos uma escola de referência”, afirma. Mas o processo não se dá por terminado com a acreditação dos cursos. “Não podemos parar”, refere o Prof. Doutor Jorge Veríssimo, dado que ao fim dos cinco anos de aprovação, os cursos voltarão a ser avaliados.