Publicado: 25.10.2013

Publicado: 25/10/2013

Ricardo Dias foi um dos vencedores da sétima edição do Prémio Branquinho da Fonseca.

Ricardo Dias, aluno do 1.º ano da licenciatura em Jornalismo, venceu, ex-aequo com outra concorrente, o prémio literário Branquinho da Fonseca 2013, na categoria de literatura para a infância. O texto O Primeiro País da Manhã foi selecionado entre 16 obras a concurso nesta categoria. Para além de um prémio monetário, o aluno irá ver o seu trabalho publicado em livro. O Prémio Branquinho da Fonseca é uma iniciativa conjunta da Fundação Calouste Gulbenkian e do Jornal Expresso. Tem como objetivo incentivar o aparecimento de jovens escritores de literatura infantil e juvenil.

[Fotografia] Ricardo Dias ficou muito satisfeito por saber que o seu texto vai ser publicado em livro.

“A escrita faz parte do meu dia-a-dia”

Sem fazer muitas referências ao texto premiado, uma vez que apenas os jurados do concurso tiveram oportunidade de o ler, o aluno revelou que escreve diariamente e que concorreu a este concurso com a perspetiva de “vamos ver como é que corre”. Quando soube que tinha ganho ficou um pouco “aturdido”. “Não queria acreditar, mas fiquei feliz”, disse. Segundo a Agência Lusa, citando fonte da Fundação Calouste Gulbenkian, o júri atribuiu o prémio à história de Ricardo Dias “pela qualidade de escrita e pelo grau apurado de imaginação nela inscrito”.  José António Gomes, escritor, crítico literário e membro do júri, em declarações ao Jornal “Público”, referiu que o conto O Primeiro País da Manhã “é um texto interessante ao nível da expressividade linguística com alguns achados em termos de linguagem”.

“A parte comunicativa da escrita”

Uma das razões que influenciaram Ricardo Dias a ingressar na ESCS foi o facto de alguns escritores, de quem acompanha os trabalhos, serem também jornalistas. “Uma das minhas principais referências e que muito admiro é o Prof. Mário de Carvalho. É uma das razões da minha dedicação à literatura”, mencionou o aluno. Em relação à licenciatura em Jornalismo, realça a vertente prática do curso, e “o material que a Escola põe à disposição dos alunos”. Apesar de estar a trabalhar, o aluno garantiu que consegue conciliar o trabalho com os estudos, “é tudo uma questão de disciplina”. Já fez muitas amizades na Escola, conheceu “pessoas extraordinárias, tanto colegas como docentes” e confessou que já utilizou ensinamentos aprendidos nas aulas nos textos que escreve. No futuro, Ricardo Dias pretende continuar a escrever e terminar a licenciatura em Jornalismo.