Passar para o conteúdo principal

Publicado: 30.05.2014

Publicado: 30/05/2014

O pódio da categoria Roger Hatchuel Academy dos Young Lions foi dominado por três jovens criativas escsianas. Pelo segundo ano consecutivo, o primeiro lugar é ocupado por um ex-aluno da Escola.

A MOP, representante portuguesa do festival internacional de criatividade Cannes Lions, revelou os vencedores nacionais dos Young Lions. Na categoria Roger Hatchuel Academy, a vertente académica da competição, o pódio foi conquistado por uma diplomada e duas alunas da ESCS. A grande vencedora foi Sara Pinto, recém-licenciada em Publicidade e Marketing. Beatriz Rodrigues e Ana Filipa Santos, ambas alunas do 3.º ano do curso de licenciatura em Relações Públicas e Comunicação Empresarial, ficaram classificadas em segundo e terceiro lugares, respetivamente. No próximo mês de junho, Sara Pinto viajará até Cannes, onde representará Portugal no maior certame de publicidade do mundo.

[Legenda] Na edição de 2013, um outro escsiano, André Afonso, licenciado em Publicidade e Marketing, foi o vencedor da categoria Roger Hatchuel Academy.

Três escsianas vencedoras

No âmbito da categoria Roger Hatchuel Academy, a MOP lança anualmente um desafio aos estudantes portugueses das áreas da comunicação. Em 2014, o briefing consistia na criação de uma estratégia de Comunicação integrada para a marca Marinha do Tejo.

Conheça os trabalhos vencedores:

1.º lugar: Músicas do Tejo (Sara Pinto)

2.º lugar: Saber tradicional, cultura original (Beatriz Rodrigues)

3.º lugar: A (Mar)inha do Tejo (Ana Filipa Dias)

Fascinada pela publicidade, Sara Pinto afirma que o primeiro lugar “é um boost de motivação”. A jovem considera que o reconhecimento é uma mais-valia para o seu currículo, pois tem plena consciência de que o mundo da criatividade é “muito competitivo”. A recém-licenciada não esconde o entusiasmo em relação à viagem a Cannes, da qual pretende trazer muita inspiração. Sara não é uma estreante nestas andanças. Já no ano passado, a jovem criativa ficou classificada em segundo lugar na categoria que agora vence.

Beatriz Rodrigues conta que foi incentivada por Ana Filipa Dias a concorrer. No final, as duas colegas foram selecionadas pelo júri. Ambas referem que o reconhecimento das propostas apresentadas é gratificante. Ana Filipa acrescenta que se trata de “uma confirmação de que o trabalho desenvolvido pelos alunos da ESCS tem qualidade”. As alunas finalistas dizem que a participação nos Young Lions é uma forma de se mostrarem a potenciais empregadores. “É uma distinção importante para o meu portefólio”, refere Ana Filipa. Por sua vez, Beatriz afirma que “este reconhecimento mostra que não tenho medo de arriscar”.

 

[Fotografia] Em cima: Sara Pinto. Em baixo: Beatriz Rodrigues (à esq.) e Ana Filipa Dias (à dir.).

Um jurado da casa

Um dos elementos do júri da categoria Roger Hatchuel Academy dos Young Lions foi o Prof. João Barros. O docente da ESCS salienta a importância desta vertente da competição, referindo tratar-se de um sinal de que o festival não ignora o facto de que “é na educação que reside o futuro de qualquer profissão”. “É uma oportunidade de formação dada aos alunos”, acrescenta. João Barros vê o reconhecimento das três classificadas com “enorme alegria, orgulho e satisfação”. “É um indicador de que [enquanto escola] estamos a fazer um bom trabalho”. O docente acredita que o sucesso de uma instituição de ensino se mede pela “capacidade de fazer voar os seus alunos; eles são afinal a nossa obra”, conclui.

Fotografias gentilmente cedidas pelo Departamento de Marketing da MOP.