Publicado: 09.05.2012

No passado dia 6 de março, realizou-se, no Auditório Vítor Macieira da ESCS, a conferência “A Crise, os Media e a Comunicação”.

O objetivo desta conferência organizada pela ESCS passou, por um lado, por refletir sobre a conjuntura atual dos media e da comunicação em Portugal e o seu papel perante a crise e, por outro, por perspetivar o futuro do mercado do setor dos media e da comunicação. Profissionais e intelectuais da sociedade portuguesa responderam ao desafio e reuniram-se nas instalações da ESCS para discutir e refletir sobre questões relacionadas com a atuação dos media perante o atual contexto de crise em que o país se encontra.

A liberdade de imprensa e o mercado dos media

A sessão de abertura, presidida pelo Ministro-Adjunto e dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas, contou ainda com a participação do Presidente do IPL, Luís Vicente Ferreira, e do Presidente da ESCS, Jorge Veríssimo. O Presidente da ESCS referiu que a Escola “é uma instituição de referência no Ensino Superior de comunicação em Portugal e que fazia todo o sentido realizar um debate sobre a problemática da crise nos media”. O Ministro felicitou a ESCS pela iniciativa do debate e mencionou que a instituição “é uma Escola de cidadania, fundamental na construção de uma democracia de conhecimento e de cidadãos qualificados”. O primeiro painel da conferência pôs lado a lado o sociólogo António Barreto e Pedro Norton, vice-presidente do Grupo Impresa. A moderação esteve a cargo de Carlos Andrade, jornalista e docente na ESCS. António Barreto disse que existe falta de rigor nos órgãos de informação, e que só com boa informação é que vamos conseguir dar a volta à crise, “caso contrário haverá perturbações sérias nos próximos anos”. Pedro Norton referiu que assistimos, nos últimos anos, a várias mudanças nos hábitos de consumo, como a gratuitidade da informação e a pirataria, e que “a coexistência da crise económica com estas mudanças cria tensões de resultados imprevisíveis, tornando-se necessário arriscar em novas oportunidades de negócio”.

As várias perspetivas da comunicação

O segundo painel foi moderado por José Alberto Carvalho, Diretor de Informação da TVI e docente na ESCS. Como oradores estiveram representantes das quatro áreas lecionadas na ESCS: António Câmara, Fundador e CEO da YDreams, na área do Audiovisual e Multimédia; António José Teixeira, Diretor da SIC Notícias na área do Jornalismo; Pedro Pina, vice-presidente europeu da McCann World Group, na área da Publicidade e Marketing; e Luís Paixão Martins, Fundador da LPM, na área das Relações Públicas. Durante o debate, falou-se do fim do casamento entre os old media e as agências de publicidade, uma vez que estas consideram desinvestir nos mass media tradicionais. Na opinião de Luís Paixão Martins, "numa época de escassez financeira e económica, para os mesmos objetivos e efeitos, os nossos clientes pedem a mesma capacidade de intervenção, com retribuições mais baixas que aquelas que pagavam no passado”. Para António José Teixeira, há falta de informação independente, “abunda o lixo e a propaganda, e em democracia só devemos formar opinião com informação qualificada”. Por sua vez, Pedro Pina comentou que a capacidade de decidir o que queremos ver quando queremos fez com que as agências de publicidade abandonassem a “política de interrupção” e que “as marcas vão ter de arranjar novas formas de interagir com os consumidores”. António Câmara mencionou que “devido a uma enorme evolução tecnológica, o que permanece como fundamental é a forma de contar histórias”. Mas diz que Portugal enfrenta ainda outra dificuldade, pois “temos um mercado pequeno e é muito difícil chegarmos ao mercado global".

O contributo dos vários intervenientes e das várias ideias debatidas durante a conferência serviram para uma partilha de informação essencial entre alunos, académicos e profissionais, no sentido de todos poderem refletir sobre os temas que marcam a agenda do setor dos media no presente, dando ainda pistas para o futuro.