Comunicado

Atualização

Publicado: 24/07/2020

Informações sobre o funcionamento do novo ano letivo (2020-2021)

Caros/as estudantes,

Esperamos que se encontrem bem, com saúde e em segurança.

Como é sabido, devido ao contexto de pandemia de SARS-CoV-2 (COVID-19), que, numa primeira fase, resultou na suspensão das atividades letivas na ESCS, a 13 de março, e na declaração de estado de emergência nacional, a 18 de março, foi-nos imposto um afastamento físico, que tem marcado os últimos meses.

Perante esta “nova realidade”, graças a um esforço e a uma dedicação exemplares, quer da vossa parte quer da dos nossos docentes, as aulas lecionadas a distância passaram a fazer parte do nosso quotidiano.

Os momentos de avaliação do 2.º semestre (incluindo os exames de Época Normal e de Época de Recurso/Melhoria), foram realizados, na sua maioria, em regime não-presencial, tendo uma minoria acontecido em regime presencial.

No que diz respeito à Época Especial, a realizar entre 1 e 12 de setembro, os exames decorrerão em regime presencial.

Neste momento, a ESCS já se encontra a preparar o funcionamento do próximo ano letivo e, se se mantiverem as condições atuais relativas à evolução da situação pandémica bem como as instruções da tutela, esperamos regressar tendo por base um ensino tendencialmente presencial, sendo que, para tal, e como já tivemos oportunidade de vos informar, o edifício da ESCS está totalmente apto a garantir a segurança e o bem-estar de todos aqueles que diariamente utilizam as nossas instalações.

Ainda assim, as diretrizes da Direção-Geral de Saúde e do Serviço de Saúde Ocupacional do IPL sugerem que as atividades letivas funcionem num regime b-learning (blended learning), contemplando atividades letivas presenciais e a distância (com recurso a plataformas digitais como o Zoom ou o Moodle, entre outras).

Deste modo, em cada unidade curricular (UC), entre um e dois terços do ensino será presencial, sendo que a definição do número de aulas presenciais, dentro desse intervalo, ficará a cargo do docente responsável pela UC.

Cabe-nos, ainda, relembrar que todas as medidas tomadas pela ESCS, a fim de prevenir o contágio da COVID-19, deverão ser escrupulosamente cumpridas, por toda a comunidade escolar, tais como: a utilização obrigatória de máscara, manter o distanciamento físico, higienizar adequadamente as mãos, cumprir a etiqueta respiratória, respeitar a lotação máxima dos locais/salas, circular conforme as sinalizações, etc..

Estamos convictos de que só assim será possível assegurar um recomeço responsável que garanta a segurança de todos. Afinal, somos todos agentes de saúde pública.

Mais informamos que o Calendário Escolar e os horários, relativos ao ano letivo 2020-2021, já se encontram disponíveis, no site da ESCS.

Para eventuais esclarecimentos de dúvidas, a Direção da ESCS está ao vosso inteiro dispor, através do e-mail direcao@escs.ipl.pt.

Até lá, desejamos-vos boas férias!

O Presidente da ESCS
Prof. Doutor André Sendin


Atualização

Publicado: 10/07/2020

Informações sobre os horários de atendimento dos serviços da ESCS

Continuando a dar cumprimento ao Plano de Desconfinamento, informamos que, a partir do dia 13 de julho, os serviços da ESCS funcionam nos seguintes horários de atendimento:

Biblioteca

2.ª a 6.ª: 9h às 13h e das 14h às 17h

Consulte as Regras para atendimento presencial da Biblioteca.

Serviços Académicos

2.ª, 4.ª e 6.ª: 10h às 12h
3.ª e 5.ª: 14h às 16h

Tesouraria

2.ª, 4.ª e 6.ª: 10h às 12h
3.ª e 5.ª: 14h às 16h

Recursos Humanos

2.ª, 4.ª e 6.ª: 10h às 12h
3.ª e 5.ª: 14h às 16h

Centro de Equipamento Audiovisual

Semana: 13 a 17 de julho
2.ª a 6.ª: 9h às 17h

Semana: 20 a 24 de julho
2.ª a 6.ª: 8h às 14h

Semana: 27 a 31 de julho
2.ª a 6.ª: 11h às 19h

Consulte as Regras para abertura faseada do Serviço de Gestão Multimédia (SGM).
Folha de requisição de equipamento (Centro de Equipamento Audiovisual)

Núcleo de Informática/Helpdesk

2.ª a 6.ª: 9h às 18h

Posteriormente, e caso seja necessário, os horários serão atualizados na página de cada serviço.

O Presidente da ESCS
Prof. Doutor André Sendin


Atualização

Publicado: 26/06/2020

Informações sobre a continuação da reabertura dos serviços da ESCS em regime presencial

Continuando a dar cumprimento ao Plano de Desconfinamento e à reabertura faseada dos serviços da ESCS, informamos que, no período entre 29 de junho e 10 de julho, toda a comunidade escolar poderá continuar a aceder presencialmente aos serviços da ESCS (sem marcação prévia), dentro dos seguintes horários de atendimento:

Biblioteca

2.ª, 4.ª e 6.ª: 9h às 13h e das 14h às 17h
3.ª e 5.ª: 11h30 às 13h e das 14h às 19h30

Consulte as Regras para atendimento presencial da Biblioteca.

Serviços Académicos

2.ª, 4.ª e 6.ª: 10h às 12h
3.ª e 5.ª: 14h às 16h

Tesouraria

2.ª, 4.ª e 6.ª: 10h às 12h
3.ª e 5.ª: 14h às 16h

Recursos Humanos

2.ª, 4.ª e 6.ª: 10h às 12h
3.ª e 5.ª: 14h às 16h

Centro de Equipamento Audiovisual

Semana: 29 de junho a 3 de julho
2.ª a 6.ª: 9h às 17h

Semana: 6 a 10 de julho
2.ª a 6.ª: 8h às 14h

Consulte as Regras para abertura faseada do Serviço de Gestão Multimédia (SGM).
Folha de requisição de equipamento (Centro de Equipamento Audiovisual)

Núcleo de Informática/Helpdesk

2.ª a 6.ª: 9h às 18h

Até ao dia 10 de julho, informaremos quais serão os horários de atendimento dos serviços da Escola a partir de 13 de julho.

O Presidente da ESCS
Prof. Doutor André Sendin


Atualização

Publicado: 12/06/2020

Informações sobre a nova fase de reabertura dos serviços da ESCS em regime presencial

Continuando a dar cumprimento ao Plano de Desconfinamento e à reabertura faseada dos serviços da ESCS, informamos que, no período entre 15 e 26 de junho, toda a comunidade escolar poderá aceder presencialmente aos serviços da ESCS (desta feita, sem marcação prévia), dentro dos seguintes horários de atendimento:

Biblioteca

2.ª, 4.ª e 6.ª: 9h às 13h e das 14h às 17h
3.ª e 5.ª: 11h30 às 13h e das 14h às 19h30

Consulte as Regras para atendimento presencial da Biblioteca.

Serviços Académicos

2.ª, 4.ª e 6.ª: 10h às 12h
3.ª e 5.ª: 14h às 16h

Tesouraria

2.ª, 4.ª e 6.ª: 10h às 12h
3.ª e 5.ª: 14h às 16h

Recursos Humanos

2.ª, 4.ª e 6.ª: 10h às 12h
3.ª e 5.ª: 14h às 16h

Centro de Equipamento Audiovisual

Semana: 15 a 19 de junho
2.ª a 6.ª: 11h às 19h

Semana: 22 a 26 de junho
2.ª a 6.ª: 8h às 14h

Consulte as Regras para abertura faseada do Serviço de Gestão Multimédia (SGM).
Folha de requisição de equipamento (Centro de Equipamento Audiovisual)

Núcleo de Informática/Helpdesk

2.ª a 6.ª: 9h às 18h

Até ao dia 26 de junho, informaremos quais serão os horários de atendimento dos serviços da Escola a partir de 29 de junho.

O Presidente da ESCS
Prof. Doutor André Sendin


Atualização

Publicado: 01/06/2020

Informações sobre a reabertura dos serviços da ESCS em regime presencial

Continuando a dar cumprimento ao Plano de Desconfinamento e à reabertura faseada dos serviços da ESCS, informamos que, a partir da próxima quarta-feira, dia 3 de junho, os estudantes da Escola poderão aceder presencialmente aos serviços da ESCS, mediante marcação prévia, dentro dos seguintes horários de atendimento:

Biblioteca

Semana: 3 a 5 de junho
4.ª e 6.ª: 14h às 17h
5.ª: 9h às 13h

Semana: 8 a 12 de junho
2.ª e 6.ª: 14h às 17h
3.ª: 9h às 13h
4.ª e 5.ª: feriados

Consulte as Regras para atendimento presencial da Biblioteca.

Serviços Académicos

Semana: 3 a 5 de junho
4.ª e 6.ª: 10h às 12h
5.ª: 14h às 16h

Semana: 8 a 12 de junho
2.ª e 6.ª: 10h às 12h
3.ª: 14h às 16h
4.ª e 5.ª: feriados

Tesouraria

Semana: 3 a 5 de junho
4.ª e 6.ª: 10h às 12h
5.ª: 14h às 16h

Semana: 8 a 12 de junho
2.ª e 6.ª: 10h às 12h
3.ª: 14h às 16h
4.ª e 5.ª: feriados

Recursos Humanos

Semana: 3 a 5 de junho
4.ª e 6.ª: 10h às 12h
5.ª: 14h às 16h

Semana: 8 a 12 de junho
2.ª e 6.ª: 14h às 16h
3.ª: 10h às 12h
4.ª e 5.ª: feriados

Centro de Equipamento Audiovisual

Semana: 3 a 5 de junho
4.ª a 6.ª: 9h às 13h

Semana: 8 a 12 de junho
2.ª, 3.ª e 6.ª: 8h às 12h
4.ª e 5.ª: feriados

Consulte as Regras para abertura faseada do Serviço de Gestão Multimédia (SGM).
Folha de requisição de equipamento (Centro de Equipamento Audiovisual)

Núcleo de Informática/Helpdesk

Semana: 3 a 5 de junho
4.ª a 6.ª: 9h às 13h e 14h às 18h

Semana: 8 a 12 de junho
2.ª, 3.ª e 6.ª: 9h às 13h e 14h às 18h
4.ª e 5.ª: feriados

Até ao dia 12 de junho, informaremos quais serão os horários de atendimento dos serviços da Escola a partir da segunda quinzena do mês (15 de junho).

O Presidente da ESCS
Prof. Doutor André Sendin


Atualização

Publicado: 15/05/2020
Atualizado: 28/05/2020
Atualizado: 17/06/2020

Informações sobre a reabertura dos serviços da ESCS e sobre a realização dos exames do 2.º semestre (épocas Normal e de Recurso/Melhoria) em regime presencial

Informamos que:

1. Reabertura dos serviços da ESCS em regime presencial

Dando cumprimento ao Plano de Desconfinamento e à reabertura faseada dos serviços da ESCS, informamos que, a partir da próxima segunda-feira, dia 18 de maio, os estudantes da Escola poderão aceder aos serviços da Biblioteca* e do Centro de Equipamento Audiovisual**.

Estes serviços só funcionarão mediante marcação prévia. Para tal, os estudantes deverão, obrigatoriamente, enviar um e-mail a requisitar a documentação ou o equipamento audiovisual, a fim de combinar a data, a hora e o modo de entrega.

Contactos de e-mail:
Biblioteca: biblioteca@escs.ipl.pt
Centro Equipamento Audiovisual: cjesus@escs.ipl.pt

*Consulte as Regras para atendimento presencial da Biblioteca.

**Consulte as Regras para abertura faseada do Serviço de Gestão Multimédia (SGM).
Folha de requisição de equipamento (Centro de Equipamento Audiovisual)

Os serviços da ESCS assegurarão a desinfeção do material requisitado, antes e depois da sua utilização.

A reabertura dos restantes serviços da ESCS em regime presencial será oportunamente comunicada, assim que todas as medidas de higiene e de segurança, individual e coletiva, estiverem asseguradas. Até lá, os serviços continuarão a funcionar em regime de teletrabalho.

2. Realização dos exames do 2.º semestre (épocas Normal e de Recurso/Melhoria) em regime presencial

Relativamente às unidades curriculares cuja avaliação por exame seja presencial, os estudantes que residam fora de Portugal Continental (nomeadamente: residentes na Madeira ou nos Açores, Estudantes Internacionais e alunos Erasmus+) ou que apresentem atestado médico, comprovando pertencer a grupo de risco, não estão abrangidos pelo regime de avaliação por exame presencial, sendo que, nestas situações, o docente responsável pela UC deverá encontrar uma forma de avaliação alternativa.

Os alunos que se encontrem numa destas situações deverão, obrigatoriamente, enviar, para os Serviços Académicos, até 5 (cinco) dias úteis antes da data do exame de Época Normal e até 3 (três) dias úteis antes da data do exame de Época de Recurso/Melhoria, o comprovativo do atestado médico ou a indicação de que residem fora de Portugal Continental. Os Serviços Académicos validarão a documentação enviada e darão conhecimento da situação ao docente responsável da UC.

O Presidente da ESCS
Prof. Doutor André Sendin


Atualização

Publicado: 30/04/2020

Informações sobre a reabertura dos serviços da ESCS em regime presencial

Tendo em conta o Plano de Desconfinamento, aprovado, hoje, dia 30 de abril, em Conselho de Ministros, a vigorar a partir do dia 4 de maio, informamos que, cumprindo todas as medidas de higiene e de segurança, individual e coletiva, determinadas pelo Serviço de Saúde Ocupacional do IPL, a ESCS irá proceder, a partir do dia 18 de maio, à reabertura faseada de todos os serviços da Escola em regime presencial, a saber:
Serviços Académicos
Serviços Técnico-Administrativos
Serviço de Gestão Multimédia
Biblioteca/Serviço de Informação e Documentação
Gabinete de Estágios e Integração na Vida Profissional
Serviço de Comunicação
Gabinete de Apoio à Qualidade
Gabinete de Apoio à Investigação
Núcleo de Informática/Helpdesk

Neste sentido, de acordo com os horários a disponibilizar brevemente, os estudantes poderão usufruir de serviços em regime presencial (por exemplo: requisição de obras bibliográficas, requisição da utilização dos laboratórios ou requisição de equipamento audiovisual).
Até lá, caso necessitem de atendimento presencial urgente, os estudantes deverão enviar um e-mail, devidamente fundamentado, para a Direção (direcao@escs.ipl.pt), e a Escola tudo fará para os auxiliar.

Aproveitamos, ainda, para sugerir a leitura das Recomendações aos estudantes após o levantamento do estado de emergência, que os estudantes deverão cumprir rigorosamente, para que o regresso à ESCS e à possível “normalidade” seja o mais tranquilo possível.

O Presidente da ESCS
Prof. Doutor André Sendin


Atualização

Publicado: 22/04/2020

Informações sobre o funcionamento das atividades letivas até ao final do 2.º semestre

Tendo em conta a recomendação e esclarecimento às instituições científicas e de ensino superior, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, relativo à Elaboração de planos para levantamento progressivo das medidas de contenção motivadas pela pandemia COVID-19; a avaliação do Instituto Politécnico de Lisboa (IPL) e das suas unidades orgânicas sobre o funcionamento do 2.º semestre do presente ano letivo; e ouvidos os órgãos de governo da ESCS, informamos que:

1. A substituição das atividades letivas presenciais por metodologias de ensino e aprendizagem a distância deverá manter-se até ao final do 2.º semestre. No que diz respeito às unidades curriculares de cariz prático e/ou laboratorial, e nos casos em que for imprescindível, tendo em vista a aquisição de competências e a prossecução dos objetivos pedagógicos, poderão ser autorizadas, depois de devidamente validadas pela coordenação do curso, atividades letivas presenciais, desde que não ultrapassem 20% das horas de contacto previstas para a respetiva UC e que decorram dentro dos prazos estipulados no Calendário Escolar 2019/2020.

2. Recomendamos que os momentos de avaliação se realizem de forma não presencial. Nos casos das unidades curriculares em que o recurso a plataformas ou métodos a distância não for adequado, e que sejam devidamente sinalizados pela coordenação do curso, poderão ser autorizados e implementados modelos de avaliação presenciais, desde que esteja garantido o cumprimento das normas de segurança, higiene e proteção individual em vigor à data da sua realização.

O Presidente da ESCS
Prof. Doutor André Sendin


Atualização

Publicado: 17/04/2020

No âmbito do projeto de Decreto que renova, pelo período de 15 (quinze) dias, a renovação do estado de emergência para todo o território nacional, submetido, ontem, 16 de abril, pelo Presidente da República ao Parlamento, informamos que a suspensão das atividades letivas presenciais da ESCS se mantém até ao dia 2 de maio.

Oportunamente, atualizaremos esta informação.

O Presidente da ESCS
Prof. Doutor André Sendin


Atualização

Publicado: 09/04/2020

No âmbito do Decreto do Presidente da República n.º 17-A/2020, de 2 de abril, que renova a declaração de estado de emergência, com fundamento na verificação de uma situação de calamidade pública, informamos que a suspensão das atividades letivas presenciais da ESCS se mantém até ao dia 17 de abril.

Oportunamente, atualizaremos esta informação.

O Presidente da ESCS
Prof. Doutor André Sendin


Suspensão das atividades letivas presenciais

Publicado: 12/03/2020

Como é sabido, apesar de, até à data, não existirem casos confirmados de infeção por coronavírus (COVID-19) na Escola Superior de Comunicação Social (ESCS), a manutenção do regular funcionamento das atividades letivas tem vindo a registar dificuldades crescentes.

Face a este contexto, e no respeito pelo Despacho n.º 63/2020, do Instituto Politécnico de Lisboa, o Presidente da ESCS decidiu tomar medidas de precaução, suspendendo as aulas presenciais e outras atividades que exijam a presença dos estudantes. O objetivo é reduzir a exposição da nossa comunidade e contribuir para a contenção da disseminação do vírus na população em geral.

Por este motivo, as aulas presenciais estão suspensas a partir de amanhã, sexta-feira, dia 13 de março, até 9 de abril de 2020. A suspensão aplica-se a todas as aulas de licenciatura, mestrado e pós-graduação na ESCS.

Desta feita:

• As aulas presenciais (que funcionariam entre 13 de março e 3 de abril) devem ser substituídas por modalidades de ensino à distância (e-learning, Moodle, videoconferência, entre outras), devendo, sempre que possível, ser asseguradas as horas de contacto coletivo previstas para cada unidade curricular.

• Os responsáveis das UC devem providenciar medidas para flexibilizar a calendarização dos momentos de avaliação previamente definidos no início do semestre, tentando garantir o cumprimento dos objetivos e conteúdos propostos nas FUC.

De igual modo, todos os serviços da ESCS que impliquem atendimento presencial serão suspensos. Os serviços continuarão a funcionar e estarão disponíveis através dos contactos habituais de e-mail e telefone, no horário de atendimento habitual.

Mantêm-se, igualmente, em vigor todas as medidas já adotadas e publicadas no site institucional da ESCS.

Dadas as circunstâncias, apelamos a todos que este seja um período de atividade letiva efetiva e de isolamento social responsável, contribuindo para a prevenção da contaminação por COVID-19 e da sua propagação.

Sempre que se justifique, será enviada informação atualizada à comunidade académica. Em caso de necessidade, poderão contactar para os seguintes endereços de e-mail: covid19@sp.ipl.pt ou direcao@escs.ipl.pt.

O Presidente da ESCS
Prof. Doutor André Sendin


Consultar do Despacho n.º 2/2020 (12 de março de 2020)