Comunicado

Atualização

Publicado: 03/11/2020

Esclarecimento sobre o Comunicado do MCTES, de 2 de novembro

Caros/as estudantes,

No seguimento do Comunicado do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, de 2 de novembro de 2020, relativo ao assunto Recomendação às instituições científicas e de ensino superior para a manutenção das atividades académicas e científicas face ao agravamento da situação epidemiológica, sistematizamos alguns pontos:

1. As instituições de ensino superior devem continuar a ministrar todos os ciclos de estudos na modalidade em que estes foram acreditados — no caso da ESCS, todos os cursos foram acreditados em regime presencial.

2. As atividades letivas e não letivas, assim como as avaliações, devem decorrer (preferencialmente) em regime presencial.

3. Os estudantes não têm restrições de mobilidade, nos concelhos abrangidos pelas medidas excecionais.

4. A restrição de eventos não se aplica a reuniões de trabalho ou a eventos académicos e científicos.

Neste sentido, reforçamos que as aulas na ESCS deverão continuar a obedecer ao regime misto/b-learning (presencial e a distância), cumprindo um número mínimo estipulado de um terço de aulas presenciais.

Reiteramos que, para a ESCS, a saúde e a segurança dos seus estudantes, docentes e não-docentes é uma prioridade, sendo que, para o efeito, são cumpridas, escrupulosamente, todas as normas e regras de segurança e de saúde pública emanadas da Direção-Geral da Saúde.

O Presidente da ESCS
Prof. Doutor André Sendin


Atualização

Publicado: 26/10/2020

Esclarecimento sobre as deslocações entre concelhos

Caros/as estudantes,

No seguimento do ponto 2 do Comunicado do Conselho de Ministros de 22 de outubro de 2020, que determina a proibição de circulação entre diferentes concelhos do território continental, no período compreendido entre as 00h00 do dia 30 de outubro e as 23h59 do dia 3 de novembro, informamos que, para os devidos efeitos, poderão apresentar às autoridades o vosso cartão de estudante atualizado ou o comprovativo de matrícula/inscrição (o qual poderão imprimir a partir do Portal Académico).

O Presidente da ESCS
Prof. Doutor André Sendin


Atualização

Publicado: 17/09/2020

Orientações sobre o funcionamento do novo ano letivo (2020-2021)

Caros/as estudantes,

Esperamos que se encontrem bem, com saúde e prontos para regressar às aulas.

Tendo em conta a situação epidemiológica decorrente do coronavírus SARS-CoV-2 e da doença COVID-19, a ESCS definiu, para o ano letivo 2020/2021, medidas excecionais e recomendações, a fim de assegurar a retoma das atividades académicas em condições de segurança, as quais poderão vir a ser reajustadas, em função da evolução da pandemia.

Estas medidas excecionais e recomendações seguem as orientações da Direção-Geral da Saúde (DGS), da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES), do comunicado “Recomendação às Instituições Científicas e de Ensino Superior para a preparação do Ano Letivo 2020/2021”, do Gabinete do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, de 4 de agosto, e do documento “Controlar a Pandemia”, do Conselho de Ministros, de 10 de setembro.

I. ATIVIDADES LETIVAS

1. As aulas do 1.º semestre terão início no dia 6 de outubro, de acordo com o calendário escolar.
2. As unidades curriculares (UC) serão lecionadas em regime blended learning (presencial e online), em que entre um e dois terços do ensino será presencial, sendo que a definição do número de aulas presenciais, dentro desse intervalo, ficará a cargo do docente responsável pela UC, que deverá informar os estudantes através dos meios institucionais (e-mail institucional ou plataforma Moodle).
3. Uma vez que, por uma questão de saúde pública, não é possível ter todos os estudantes em simultâneo na ESCS e no campus, cada turma será escalonada em turnos/grupos, devendo o docente informar os alunos acerca da constituição dos mesmos (os turnos serão escalonados por ordem alfabética, a começar pela letra A). Desta forma, no que diz respeito às aulas presenciais, o estudante só deverá participar na respetiva aula, quando estiver escalonado para esse turno.
4. As salas de aula têm um limite de capacidade segura. A informação sobre a capacidade das salas/laboratórios/auditório encontra-se afixada à entrada dos respetivos espaços, devendo ser rigorosamente respeitada.
5. As aulas presenciais deverão terminar cerca de 10 minutos mais cedo, para arejamento e renovação do ar, e deverão decorrer, sempre que possível, com as janelas e/ou portas abertas.
6. Para as UC que requeiram a utilização do software estatístico SPSS, os docentes e os estudantes terão acesso livre ao mesmo, a partir de casa. Todos os outros softwares poderão ser acedidos apenas a partir da ESCS.
7. A requisição e o acesso de estudantes aos equipamentos do Serviço de Gestão Multimédia (SGM) deverá ser efetuada de acordo com as regras estipuladas. Após cada utilização, a desinfeção do material ficará a cargo dos funcionários do serviço.
8. Os espaços LM2, LM3 e Redação Multimédia (RM) estarão equipados com câmaras e com o software Zoom, permitindo que os estudantes possam acompanhar aulas a distância a partir da ESCS, podendo ser ocupadas nos horários disponíveis. Em todo o caso, para uma melhor experiência, recomendamos que os alunos tragam os seus computadores portáteis, tablets ou smartphones, bem como auscultadores, sempre que vierem à Escola.
9. Para uma melhor interação professor-aluno, recomendamos que as aulas a distância sejam acompanhadas sempre com a câmara ligada, sendo absolutamente proibida a gravação de aulas sem o consentimento expresso do docente (Lei da Proteção de Dados Pessoais).
10. As salas/laboratórios/gabinetes serão desinfetadas pela equipa de limpeza, pelo menos, três vezes por dia (início da manhã, hora de almoço e final da tarde), ficando registada na folha de registos, colocada à entrada do respetivo espaço. Sempre que o docente e os estudantes sentirem necessidade de higienizar o seu espaço, poderão fazê-lo, utilizando, para tal, os produtos e materiais disponibilizados no interior destes espaços.
11. A ocupação dos lugares sentados na sala de aula deverá começar pelos lugares mais distantes em relação à porta. A saída da sala deverá ser efetuada a começar pelos estudantes que se encontrem sentados nos lugares mais próximos da porta.
12. Não deve haver partilha de material entre docentes e estudantes e entre estudantes, com exceção dos momentos de avaliação.

II. BIBLIOTECA E ESPAÇOS DE ESTUDO

A Biblioteca e os espaços de estudo deverão ser utilizados respeitando a lotação máxima de cada espaço e as mesmas medidas aconselhadas para as salas/laboratórios/auditório, explicitada no ponto anterior.

III. BAR E REFEITÓRIO

1. Recomenda-se a correta higienização das mãos, por parte dos utilizadores (antes e depois das refeições).
2. Ao concessionário do Bar e do Refeitório, é exigida uma adequada limpeza e desinfeção das superfícies, de acordo com as normas e orientações da DGS.
3. Nas filas de espera, deverão ser respeitadas as distâncias devidamente assinaladas no chão.
4. Os lugares que podem ser ocupados estão devidamente assinalados.
5. No caso do Bar, deverá ser privilegiada a utilização da esplanada ao ar livre.
6. Devido à redução da capacidade do refeitório, o horário das refeições será desdobrado em três turnos: 11h30-12h30, 12h30-13h30 e 13h30-14h30.
7. A utilização destes espaços, durante o período das refeições, é exclusiva para as refeições, não sendo permitida a permanência de pessoas para outros efeitos, designadamente convívios ou qualquer outra forma de confraternização lúdica e/ou académica.
8. Deverá privilegiar-se o serviço take-away.

IV. REGRAS BÁSICAS DE SEGURANÇA

1. É obrigatório o uso de máscara, em todos os espaços do interior do edifício.
2. Aconselha-se a higienização adequada das mãos, devendo ser privilegiada a lavagem frequente com água e sabão.
3. Deve cumprir-se a etiqueta respiratória.
4. Deve manter-se o distanciamento físico e evitar ajuntamentos que ultrapassem o número máximo de pessoas permitido por Lei.
5. Deve circular-se pelos circuitos indicados.
6. Os elevadores só devem ser utilizados por pessoas com mobilidade reduzida.
7. Não deve dirigir-se à ESCS quem tiver sintomas (tosse, dores de garganta, dores musculares/articulares, dores de cabeça, dificuldades respiratórias, náuseas, vómitos, diarreia ou temperatura superior a 37,2 (exclusive)).
8. Se apresentar algum dos sintomas descritos no ponto anterior, deverá permanecer no local e ligar para o 217119006, devendo aguardar, a fim de ser acompanhado até à sala de isolamento
9. Caso tenha confirmação de infeção com COVID-19, deverá, de imediato, informar a ESCS, através de e-mail direcao@escs.ipl.pt ou ligando 217119006. A partir daí, seguiremos o protocolo do Plano de Contingência.

V. MEDIDAS DE SEGURANÇA

Com o intuito de providenciar as melhores condições de higiene e de segurança, elencamos, de seguida, um conjunto de medidas e ações levadas a cabo pela ESCS:

1. Os percursos e as portas de entrada e de saída no edifício da ESCS estão devidamente assinalados.
2. A partir do dia 6 de outubro, a medição da temperatura corporal será efetuada a quem solicitar.
3. Estão colocados cartazes informativos em lugares estratégicos sobre as medidas e as precauções a tomar.
4. Estão colocados acrílicos em pontos de atendimento ao público, nomeadamente: Receção, Reprografia, Biblioteca, Serviços Académicos/Tesouraria e Centro de Equipamento Audiovisual. Aguarda-se, ainda, a colocação de acrílicos na Sala de Trabalho (piso -1).
5. As portas de acesso a varandas e as janelas estão, agora, permanentemente abertas, para permitir a renovação do ar.
6. Não é permitida a utilização dos elevadores do edifício para acesso às salas de aulas, à exceção das pessoas com mobilidade reduzida (estas podem utilizar os elevadores de acesso com chave).
7. Estão instalados dispensadores de SABA (solução anti-séptica de base alcoólica) em locais estratégicos da ESCS, nomeadamente os que têm mais fluxo de pessoas (entrada, Serviços Académicos/Tesouraria, Biblioteca, Centro de Equipamento Audiovisual, corredores das salas, Auditório, etc.).
8. Todas as salas/laboratórios/gabinetes estão equipadas com SABA para as mãos, spray desinfetante de superfícies e toalhetes de papel, para que cada utilizador possa manusear, não obstante o pedido de reforço da equipa de limpeza.
9. Nas casas de banho, foram substituídas as torneiras, que agora são acionadas com pressão para desligar automaticamente, e existem dispensadores com toalhetes de papel para limpar as mãos.

Despeço-me, sublinhando que, na ESCS, estamos todos empenhados em, apesar das circunstâncias, proporcionar aos estudantes um ensino de qualidade e, para isso, precisamos e contamos com a vossa colaboração, compreensão e gentileza.

Votos de bom ano letivo!

O Presidente da ESCS
Prof. Doutor André Sendin


Atualização

Publicado: 24/07/2020

Informações sobre o funcionamento do novo ano letivo (2020-2021)

Caros/as estudantes,

Esperamos que se encontrem bem, com saúde e em segurança.

Como é sabido, devido ao contexto de pandemia de SARS-CoV-2 (COVID-19), que, numa primeira fase, resultou na suspensão das atividades letivas na ESCS, a 13 de março, e na declaração de estado de emergência nacional, a 18 de março, foi-nos imposto um afastamento físico, que tem marcado os últimos meses.

Perante esta “nova realidade”, graças a um esforço e a uma dedicação exemplares, quer da vossa parte quer da dos nossos docentes, as aulas lecionadas a distância passaram a fazer parte do nosso quotidiano.

Os momentos de avaliação do 2.º semestre (incluindo os exames de Época Normal e de Época de Recurso/Melhoria), foram realizados, na sua maioria, em regime não-presencial, tendo uma minoria acontecido em regime presencial.

No que diz respeito à Época Especial, a realizar entre 1 e 12 de setembro, os exames decorrerão em regime presencial.

Neste momento, a ESCS já se encontra a preparar o funcionamento do próximo ano letivo e, se se mantiverem as condições atuais relativas à evolução da situação pandémica bem como as instruções da tutela, esperamos regressar tendo por base um ensino tendencialmente presencial, sendo que, para tal, e como já tivemos oportunidade de vos informar, o edifício da ESCS está totalmente apto a garantir a segurança e o bem-estar de todos aqueles que diariamente utilizam as nossas instalações.

Ainda assim, as diretrizes da Direção-Geral de Saúde e do Serviço de Saúde Ocupacional do IPL sugerem que as atividades letivas funcionem num regime b-learning (blended learning), contemplando atividades letivas presenciais e a distância (com recurso a plataformas digitais como o Zoom ou o Moodle, entre outras).

Deste modo, em cada unidade curricular (UC), entre um e dois terços do ensino será presencial, sendo que a definição do número de aulas presenciais, dentro desse intervalo, ficará a cargo do docente responsável pela UC.

Cabe-nos, ainda, relembrar que todas as medidas tomadas pela ESCS, a fim de prevenir o contágio da COVID-19, deverão ser escrupulosamente cumpridas, por toda a comunidade escolar, tais como: a utilização obrigatória de máscara, manter o distanciamento físico, higienizar adequadamente as mãos, cumprir a etiqueta respiratória, respeitar a lotação máxima dos locais/salas, circular conforme as sinalizações, etc..

Estamos convictos de que só assim será possível assegurar um recomeço responsável que garanta a segurança de todos. Afinal, somos todos agentes de saúde pública.

Mais informamos que o Calendário Escolar e os horários, relativos ao ano letivo 2020-2021, já se encontram disponíveis, no site da ESCS.

Para eventuais esclarecimentos de dúvidas, a Direção da ESCS está ao vosso inteiro dispor, através do e-mail direcao@escs.ipl.pt.

Até lá, desejamos-vos boas férias!

O Presidente da ESCS
Prof. Doutor André Sendin


Atualização

Publicado: 10/07/2020

Informações sobre os horários de atendimento dos serviços da ESCS

Continuando a dar cumprimento ao Plano de Desconfinamento, informamos que, a partir do dia 13 de julho, os serviços da ESCS funcionam nos seguintes horários de atendimento:

Biblioteca

2.ª a 6.ª: 9h às 13h e das 14h às 17h

Consulte as Regras para atendimento presencial da Biblioteca.

Serviços Académicos

2.ª, 4.ª e 6.ª: 10h às 12h
3.ª e 5.ª: 14h às 16h

Tesouraria

2.ª, 4.ª e 6.ª: 10h às 12h
3.ª e 5.ª: 14h às 16h

Recursos Humanos

2.ª, 4.ª e 6.ª: 10h às 12h
3.ª e 5.ª: 14h às 16h

Centro de Equipamento Audiovisual

Semana: 13 a 17 de julho
2.ª a 6.ª: 9h às 17h

Semana: 20 a 24 de julho
2.ª a 6.ª: 8h às 14h

Semana: 27 a 31 de julho
2.ª a 6.ª: 11h às 19h

Consulte as Regras para abertura faseada do Serviço de Gestão Multimédia (SGM).
Folha de requisição de equipamento (Centro de Equipamento Audiovisual)

Núcleo de Informática/Helpdesk

2.ª a 6.ª: 9h às 18h

Posteriormente, e caso seja necessário, os horários serão atualizados na página de cada serviço.

O Presidente da ESCS
Prof. Doutor André Sendin


Atualização

Publicado: 26/06/2020

Informações sobre a continuação da reabertura dos serviços da ESCS em regime presencial

Continuando a dar cumprimento ao Plano de Desconfinamento e à reabertura faseada dos serviços da ESCS, informamos que, no período entre 29 de junho e 10 de julho, toda a comunidade escolar poderá continuar a aceder presencialmente aos serviços da ESCS (sem marcação prévia), dentro dos seguintes horários de atendimento:

Biblioteca

2.ª, 4.ª e 6.ª: 9h às 13h e das 14h às 17h
3.ª e 5.ª: 11h30 às 13h e das 14h às 19h30

Consulte as Regras para atendimento presencial da Biblioteca.

Serviços Académicos

2.ª, 4.ª e 6.ª: 10h às 12h
3.ª e 5.ª: 14h às 16h

Tesouraria

2.ª, 4.ª e 6.ª: 10h às 12h
3.ª e 5.ª: 14h às 16h

Recursos Humanos

2.ª, 4.ª e 6.ª: 10h às 12h
3.ª e 5.ª: 14h às 16h

Centro de Equipamento Audiovisual

Semana: 29 de junho a 3 de julho
2.ª a 6.ª: 9h às 17h

Semana: 6 a 10 de julho
2.ª a 6.ª: 8h às 14h

Consulte as Regras para abertura faseada do Serviço de Gestão Multimédia (SGM).
Folha de requisição de equipamento (Centro de Equipamento Audiovisual)

Núcleo de Informática/Helpdesk

2.ª a 6.ª: 9h às 18h

Até ao dia 10 de julho, informaremos quais serão os horários de atendimento dos serviços da Escola a partir de 13 de julho.

O Presidente da ESCS
Prof. Doutor André Sendin


Atualização

Publicado: 12/06/2020

Informações sobre a nova fase de reabertura dos serviços da ESCS em regime presencial

Continuando a dar cumprimento ao Plano de Desconfinamento e à reabertura faseada dos serviços da ESCS, informamos que, no período entre 15 e 26 de junho, toda a comunidade escolar poderá aceder presencialmente aos serviços da ESCS (desta feita, sem marcação prévia), dentro dos seguintes horários de atendimento:

Biblioteca

2.ª, 4.ª e 6.ª: 9h às 13h e das 14h às 17h
3.ª e 5.ª: 11h30 às 13h e das 14h às 19h30

Consulte as Regras para atendimento presencial da Biblioteca.

Serviços Académicos

2.ª, 4.ª e 6.ª: 10h às 12h
3.ª e 5.ª: 14h às 16h

Tesouraria

2.ª, 4.ª e 6.ª: 10h às 12h
3.ª e 5.ª: 14h às 16h

Recursos Humanos

2.ª, 4.ª e 6.ª: 10h às 12h
3.ª e 5.ª: 14h às 16h

Centro de Equipamento Audiovisual

Semana: 15 a 19 de junho
2.ª a 6.ª: 11h às 19h

Semana: 22 a 26 de junho
2.ª a 6.ª: 8h às 14h

Consulte as Regras para abertura faseada do Serviço de Gestão Multimédia (SGM).
Folha de requisição de equipamento (Centro de Equipamento Audiovisual)

Núcleo de Informática/Helpdesk

2.ª a 6.ª: 9h às 18h

Até ao dia 26 de junho, informaremos quais serão os horários de atendimento dos serviços da Escola a partir de 29 de junho.

O Presidente da ESCS
Prof. Doutor André Sendin


Atualização

Publicado: 01/06/2020

Informações sobre a reabertura dos serviços da ESCS em regime presencial

Continuando a dar cumprimento ao Plano de Desconfinamento e à reabertura faseada dos serviços da ESCS, informamos que, a partir da próxima quarta-feira, dia 3 de junho, os estudantes da Escola poderão aceder presencialmente aos serviços da ESCS, mediante marcação prévia, dentro dos seguintes horários de atendimento:

Biblioteca

Semana: 3 a 5 de junho
4.ª e 6.ª: 14h às 17h
5.ª: 9h às 13h

Semana: 8 a 12 de junho
2.ª e 6.ª: 14h às 17h
3.ª: 9h às 13h
4.ª e 5.ª: feriados

Consulte as Regras para atendimento presencial da Biblioteca.

Serviços Académicos

Semana: 3 a 5 de junho
4.ª e 6.ª: 10h às 12h
5.ª: 14h às 16h

Semana: 8 a 12 de junho
2.ª e 6.ª: 10h às 12h
3.ª: 14h às 16h
4.ª e 5.ª: feriados

Tesouraria

Semana: 3 a 5 de junho
4.ª e 6.ª: 10h às 12h
5.ª: 14h às 16h

Semana: 8 a 12 de junho
2.ª e 6.ª: 10h às 12h
3.ª: 14h às 16h
4.ª e 5.ª: feriados

Recursos Humanos

Semana: 3 a 5 de junho
4.ª e 6.ª: 10h às 12h
5.ª: 14h às 16h

Semana: 8 a 12 de junho
2.ª e 6.ª: 14h às 16h
3.ª: 10h às 12h
4.ª e 5.ª: feriados

Centro de Equipamento Audiovisual

Semana: 3 a 5 de junho
4.ª a 6.ª: 9h às 13h

Semana: 8 a 12 de junho
2.ª, 3.ª e 6.ª: 8h às 12h
4.ª e 5.ª: feriados

Consulte as Regras para abertura faseada do Serviço de Gestão Multimédia (SGM).
Folha de requisição de equipamento (Centro de Equipamento Audiovisual)

Núcleo de Informática/Helpdesk

Semana: 3 a 5 de junho
4.ª a 6.ª: 9h às 13h e 14h às 18h

Semana: 8 a 12 de junho
2.ª, 3.ª e 6.ª: 9h às 13h e 14h às 18h
4.ª e 5.ª: feriados

Até ao dia 12 de junho, informaremos quais serão os horários de atendimento dos serviços da Escola a partir da segunda quinzena do mês (15 de junho).

O Presidente da ESCS
Prof. Doutor André Sendin


Atualização

Publicado: 15/05/2020
Atualizado: 28/05/2020
Atualizado: 17/06/2020

Informações sobre a reabertura dos serviços da ESCS e sobre a realização dos exames do 2.º semestre (épocas Normal e de Recurso/Melhoria) em regime presencial

Informamos que:

1. Reabertura dos serviços da ESCS em regime presencial

Dando cumprimento ao Plano de Desconfinamento e à reabertura faseada dos serviços da ESCS, informamos que, a partir da próxima segunda-feira, dia 18 de maio, os estudantes da Escola poderão aceder aos serviços da Biblioteca* e do Centro de Equipamento Audiovisual**.

Estes serviços só funcionarão mediante marcação prévia. Para tal, os estudantes deverão, obrigatoriamente, enviar um e-mail a requisitar a documentação ou o equipamento audiovisual, a fim de combinar a data, a hora e o modo de entrega.

Contactos de e-mail:
Biblioteca: biblioteca@escs.ipl.pt
Centro Equipamento Audiovisual: cjesus@escs.ipl.pt

*Consulte as Regras para atendimento presencial da Biblioteca.

**Consulte as Regras para abertura faseada do Serviço de Gestão Multimédia (SGM).
Folha de requisição de equipamento (Centro de Equipamento Audiovisual)

Os serviços da ESCS assegurarão a desinfeção do material requisitado, antes e depois da sua utilização.

A reabertura dos restantes serviços da ESCS em regime presencial será oportunamente comunicada, assim que todas as medidas de higiene e de segurança, individual e coletiva, estiverem asseguradas. Até lá, os serviços continuarão a funcionar em regime de teletrabalho.

2. Realização dos exames do 2.º semestre (épocas Normal e de Recurso/Melhoria) em regime presencial

Relativamente às unidades curriculares cuja avaliação por exame seja presencial, os estudantes que residam fora de Portugal Continental (nomeadamente: residentes na Madeira ou nos Açores, Estudantes Internacionais e alunos Erasmus+) ou que apresentem atestado médico, comprovando pertencer a grupo de risco, não estão abrangidos pelo regime de avaliação por exame presencial, sendo que, nestas situações, o docente responsável pela UC deverá encontrar uma forma de avaliação alternativa.

Os alunos que se encontrem numa destas situações deverão, obrigatoriamente, enviar, para os Serviços Académicos, até 5 (cinco) dias úteis antes da data do exame de Época Normal e até 3 (três) dias úteis antes da data do exame de Época de Recurso/Melhoria, o comprovativo do atestado médico ou a indicação de que residem fora de Portugal Continental. Os Serviços Académicos validarão a documentação enviada e darão conhecimento da situação ao docente responsável da UC.

O Presidente da ESCS
Prof. Doutor André Sendin


Atualização

Publicado: 30/04/2020

Informações sobre a reabertura dos serviços da ESCS em regime presencial

Tendo em conta o Plano de Desconfinamento, aprovado, hoje, dia 30 de abril, em Conselho de Ministros, a vigorar a partir do dia 4 de maio, informamos que, cumprindo todas as medidas de higiene e de segurança, individual e coletiva, determinadas pelo Serviço de Saúde Ocupacional do IPL, a ESCS irá proceder, a partir do dia 18 de maio, à reabertura faseada de todos os serviços da Escola em regime presencial, a saber:
Serviços Académicos
Serviços Técnico-Administrativos
Serviço de Gestão Multimédia
Biblioteca/Serviço de Informação e Documentação
Gabinete de Estágios e Integração na Vida Profissional
Serviço de Comunicação
Gabinete de Apoio à Qualidade
Gabinete de Apoio à Investigação
Núcleo de Informática/Helpdesk

Neste sentido, de acordo com os horários a disponibilizar brevemente, os estudantes poderão usufruir de serviços em regime presencial (por exemplo: requisição de obras bibliográficas, requisição da utilização dos laboratórios ou requisição de equipamento audiovisual).
Até lá, caso necessitem de atendimento presencial urgente, os estudantes deverão enviar um e-mail, devidamente fundamentado, para a Direção (direcao@escs.ipl.pt), e a Escola tudo fará para os auxiliar.

Aproveitamos, ainda, para sugerir a leitura das Recomendações aos estudantes após o levantamento do estado de emergência, que os estudantes deverão cumprir rigorosamente, para que o regresso à ESCS e à possível “normalidade” seja o mais tranquilo possível.

O Presidente da ESCS
Prof. Doutor André Sendin


Atualização

Publicado: 22/04/2020

Informações sobre o funcionamento das atividades letivas até ao final do 2.º semestre

Tendo em conta a recomendação e esclarecimento às instituições científicas e de ensino superior, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, relativo à Elaboração de planos para levantamento progressivo das medidas de contenção motivadas pela pandemia COVID-19; a avaliação do Instituto Politécnico de Lisboa (IPL) e das suas unidades orgânicas sobre o funcionamento do 2.º semestre do presente ano letivo; e ouvidos os órgãos de governo da ESCS, informamos que:

1. A substituição das atividades letivas presenciais por metodologias de ensino e aprendizagem a distância deverá manter-se até ao final do 2.º semestre. No que diz respeito às unidades curriculares de cariz prático e/ou laboratorial, e nos casos em que for imprescindível, tendo em vista a aquisição de competências e a prossecução dos objetivos pedagógicos, poderão ser autorizadas, depois de devidamente validadas pela coordenação do curso, atividades letivas presenciais, desde que não ultrapassem 20% das horas de contacto previstas para a respetiva UC e que decorram dentro dos prazos estipulados no Calendário Escolar 2019/2020.

2. Recomendamos que os momentos de avaliação se realizem de forma não presencial. Nos casos das unidades curriculares em que o recurso a plataformas ou métodos a distância não for adequado, e que sejam devidamente sinalizados pela coordenação do curso, poderão ser autorizados e implementados modelos de avaliação presenciais, desde que esteja garantido o cumprimento das normas de segurança, higiene e proteção individual em vigor à data da sua realização.

O Presidente da ESCS
Prof. Doutor André Sendin


Atualização

Publicado: 17/04/2020

No âmbito do projeto de Decreto que renova, pelo período de 15 (quinze) dias, a renovação do estado de emergência para todo o território nacional, submetido, ontem, 16 de abril, pelo Presidente da República ao Parlamento, informamos que a suspensão das atividades letivas presenciais da ESCS se mantém até ao dia 2 de maio.

Oportunamente, atualizaremos esta informação.

O Presidente da ESCS
Prof. Doutor André Sendin


Atualização

Publicado: 09/04/2020

No âmbito do Decreto do Presidente da República n.º 17-A/2020, de 2 de abril, que renova a declaração de estado de emergência, com fundamento na verificação de uma situação de calamidade pública, informamos que a suspensão das atividades letivas presenciais da ESCS se mantém até ao dia 17 de abril.

Oportunamente, atualizaremos esta informação.

O Presidente da ESCS
Prof. Doutor André Sendin


Suspensão das atividades letivas presenciais

Publicado: 12/03/2020

Como é sabido, apesar de, até à data, não existirem casos confirmados de infeção por coronavírus (COVID-19) na Escola Superior de Comunicação Social (ESCS), a manutenção do regular funcionamento das atividades letivas tem vindo a registar dificuldades crescentes.

Face a este contexto, e no respeito pelo Despacho n.º 63/2020, do Instituto Politécnico de Lisboa, o Presidente da ESCS decidiu tomar medidas de precaução, suspendendo as aulas presenciais e outras atividades que exijam a presença dos estudantes. O objetivo é reduzir a exposição da nossa comunidade e contribuir para a contenção da disseminação do vírus na população em geral.

Por este motivo, as aulas presenciais estão suspensas a partir de amanhã, sexta-feira, dia 13 de março, até 9 de abril de 2020. A suspensão aplica-se a todas as aulas de licenciatura, mestrado e pós-graduação na ESCS.

Desta feita:

• As aulas presenciais (que funcionariam entre 13 de março e 3 de abril) devem ser substituídas por modalidades de ensino à distância (e-learning, Moodle, videoconferência, entre outras), devendo, sempre que possível, ser asseguradas as horas de contacto coletivo previstas para cada unidade curricular.

• Os responsáveis das UC devem providenciar medidas para flexibilizar a calendarização dos momentos de avaliação previamente definidos no início do semestre, tentando garantir o cumprimento dos objetivos e conteúdos propostos nas FUC.

De igual modo, todos os serviços da ESCS que impliquem atendimento presencial serão suspensos. Os serviços continuarão a funcionar e estarão disponíveis através dos contactos habituais de e-mail e telefone, no horário de atendimento habitual.

Mantêm-se, igualmente, em vigor todas as medidas já adotadas e publicadas no site institucional da ESCS.

Dadas as circunstâncias, apelamos a todos que este seja um período de atividade letiva efetiva e de isolamento social responsável, contribuindo para a prevenção da contaminação por COVID-19 e da sua propagação.

Sempre que se justifique, será enviada informação atualizada à comunidade académica. Em caso de necessidade, poderão contactar para os seguintes endereços de e-mail: covid19@sp.ipl.pt ou direcao@escs.ipl.pt.

O Presidente da ESCS
Prof. Doutor André Sendin


Consultar do Despacho n.º 2/2020 (12 de março de 2020)