Publicado: 24.06.2013

Realizaram-se, no passado dia 10 de abril, as primeiras Jornadas Pedagógicas da Escola Superior de Comunicação Social. A conferência “A docência no ensino superior e metodologias de avaliação” contou com a presença do Prof. Miguel Zabalza Beraza.

A realização das Jornadas teve como principais objetivos a reflexão e discussão da qualidade do ensino na ESCS. Durante a primeira parte das Jornadas foram apresentados os resultados de auto-avaliação da Escola, bem como questões relacionadas com pedagogia, didática e metodologias de avaliação no ensino superior. A segunda parte foi dedicada à conferência “A docência no ensino superior e metodologias de avaliação”.

[Fotografia] Prof. Dr. António Belo, Presidente do Conselho Pedagógico, Prof. Doutor Jorge Veríssimo, Presidente da ESCS, Prof.ª Dr.ª Carla Medeiros, Vice-Presidente da ESCS e a Prof.ª Doutora Maria João Centeno, Coordenadora de Secção de Ciências da Comunicação.

Resultados da auto-avaliação

As primeiras Jornadas Pedagógicas da ESCS tiveram início com a apresentação dos resultados da auto-avaliação da ESCS, realizada pelos membros do Conselho Executivo do Gabinete de Apoio à Qualidade. Após uma breve caracterização da Escola, conclui-se que o elevado número de candidatos, o aumento do número de docentes doutorados no mapa da ESCS, a consolidação da estratégia de comunicação nos social media e a aposta nos espaços tecnológicos e laboratoriais são fatores preferenciais na escolha da ESCS pelos candidatos ao ensino superior e de distinção em relação à concorrência. Apresentados os resultados dos inquéritos efetuados a docentes, não docentes, diplomados e alunos, e analisados os pontos positivos e negativos dos mesmos, a auto-avaliação demonstra que, de uma forma geral, a comunidade académica escsiana está satisfeita com o funcionamento da Escola (bom clima humano), com os cursos de licenciatura e mestrado (enquadramento dos cursos na atualidade nacional) e respetivas unidades curriculares (adequação das metodologias de avaliação).

[Fotografia] "Não se nasce professor. Aprende-se a sê-lo com o concurso de muitas áreas de conhecimento", disse a Prof.ª Lucília-José Justino.

“Saber o que nos falta é já faltar-nos menos”*

Na segunda parte das Jornadas Pedagógicas realizou-se a conferência “A docência no ensino superior e metodologias de avaliação”. A mesa, presidida pelo Prof. Doutor Jorge Veríssimo, contou com a presença da Prof.ª Lucília-José Justino, Vice-Presidente do Conselho Pedagógico, e com a intervenção do Prof. Doutor Miguel Angel Zabalza Beraza, Catedrático de Didática e Organização Escolar da Universidade de Santiago de Compostela e membro das Agências de Qualidade de Castela-Leão, Catalunha, Canárias e País Basco. Apesar de a principal preocupação das universidades neste momento não passar pelos aspetos da qualidade, “pois este é um momento de sobrevivência”, é necessário renovar a universidade. Na opinião do Prof. Miguel Zabalza, não se pode fazer uma avaliação de qualidade, se não houver um modelo concreto de ensino. É necessário definir os propósitos que as universidades entendem como ensino de qualidade para os seus estudantes. “Se as universidades não procederem a mudanças institucionais e ficarem à espera de mudanças legais ou administrativas, dificilmente conseguirão passar ao passo seguinte, que é a mudança individual. A modificação das práticas docentes virão se houver modificação das práticas institucionais”, disse o docente espanhol. O Professor Zabalza propõe uma nova cultura em relação ao processo de ensino-aprendizagem, na avaliação e na manutenção da qualidade do ensino centrada no aluno. Para tal, seria necessária uma nova pedagogia universitária, onde a docência seria centrada no aluno, incentivando-o a realizar uma aprendizagem autónoma. Para a Prof.ª Lucília-José Justino, “a apresentação do Prof. Miguel Zabalza teve o grande mérito de nos fazer pensar ou rever ou consolidar reflexões sobre os nossos modos de aproximação à tríade ensino-aprendizagem-investigação. Foi uma excelente comunicação, de um excelente professor e investigador. A ESCS fica devedora deste desassossego inteletual que o Professor nos proporcionou”.

* Vergílio Ferreira, Conta Corrente 3