Publicado: 08.11.2013

Publicado: 08/11/2013

O aluno Jaime Lourenço faz parte das equipas de comunicação e de produção do espetáculo “O Melhor dos Musicais”.

Jaime Lourenço, aluno do 3.º ano da licenciatura em Relações Públicas e Comunicação Empresarial (RPCE), é o responsável pela comunicação online e integra a equipa de produção do espetáculo “O Melhor dos Musicais”. O aluno faz a gestão do Facebook e assessoria de imprensa, juntamente com o produtor do musical, tendo assim a oportunidade de pôr em prática vários conhecimentos adquiridos na licenciatura. Este evento traz a Portugal alguns dos melhores artistas de musicais, que vão interpretar os maiores êxitos de sempre da Broadway e de West End, sob a direção musical do maestro Nuno Feist.

[Fotografia] Jaime Lourenço é responsável pela gestão do Facebook da atriz Sofia Escobar.

Experiência gratificante e positiva

Em fevereiro deste ano, data do primeiro espetáculo “O Melhor dos Musicais”, Jaime Lourenço foi convidado pelo maestro Nuno Feist para fazer parte do staff do evento. “Agora vai realizar-se um novo espetáculo e fui novamente solicitado para integrar a equipa”, conta o aluno. Admirador do trabalho dos artistas e do diretor musical, Jaime confessa que, “de início, falar com eles e ter uma relação profissional foi um pouco estranho, mas agora já estou habituado e existe uma relação bastante dinâmica como equipa”. Para Jaime Lourenço, o principal desafio foi “conciliar as áreas de assessoria de imprensa e comunicação online do evento, que nunca tinha feito antes para um cliente real”. Esta é a primeira experiência profissional do aluno depois de ter iniciado o seu percurso na ESCS. O facto de o evento ir ao encontro de uma área que muito preza, a cultura, faz com que esta participação seja bastante proveitosa. O aluno revela ainda que a tarefa que lhe dá mais gozo desempenhar é a parte da produção do evento. “Dou ideias para o alinhamento do espetáculo e lido diretamente com o elenco, assegurando que nada falta nos bastidores”. Segundo Jaime Lourenço, a azáfama é maior na véspera e no próprio dia do espetáculo, “altura em que se vive realmente a adrenalina entre os ensaios e preparativos para que tudo esteja de acordo com o previsto”, disse.

“Nos núcleos, aprendemos e evoluímos”

A primeira opção de Jaime Lourenço, quando concorreu à ESCS, foi Jornalismo. “Por duas décimas tive de ingressar em RPCE, que me deu a conhecer um novo universo que em parte desconhecia”. Jaime reconhece que a formação e os conhecimentos adquiridos na ESCS têm influência nas várias tarefas que desempenha no espetáculo. “Por exemplo, ao nível dos suportes de comunicação, como comunicados e dossiers de imprensa, flyers ou até mesmo a própria gestão do Facebook”. Todo o seu trabalho é feito com o conhecimento do produtor do espetáculo, mas o aluno tem total liberdade para criar grafismos e conteúdos para a comunicação online do evento. Na Escola, participa em dois núcleos de atividades extracurriculares: no E2, como assistente de produção responsável pela rubrica “Claquete”, e na ESCSMagazine, como editor de cinema e redator. “Os núcleos ensinam-nos a trabalhar em equipa. Existe uma exigência de qualidade, onde os alunos sentem que estão a evoluir e a aprender, em cada trabalho que fazem”, afirma Jaime Lourenço.