Passar para o conteúdo principal

Publicado: 01.11.2013

Publicado: 01/11/2013

A ESCS FM comemorou, no passado dia 28 de outubro, o seu terceiro aniversário.

A ESCS FM nasceu há 3 anos. Um projeto que teve dois anos de gestação até que Nuno Moreira e Inês Bexiga, ex-alunos da licenciatura em Jornalismo, o puseram em prática. Desde então, passaram pela rádio muitos alunos que puderam adquirir formação e tiveram a oportunidade de experienciar um pouco de tudo o que se pode fazer num estúdio de rádio. À semelhança da data da sua inauguração, o núcleo de rádio escolheu o Foyer do Piso -1 para celebrar a ocasião, com várias atividades, onde a animação esteve sempre presente.

[Fotografia] Joana Sobreira e Marta Costa durante a emissão do programa de animação "Lusco-Fusco".

Aproximar a rádio aos alunos

A ESCS FM preparou um conjunto de iniciativas para comemorar os seus 3 anos de existência. Durante toda a semana, o núcleo de rádio da ESCS fez a emissão do programa de animação “Lusco-Fusco” a partir do Foyer do Piso -1. Como nos contou Joana Santos, aluna do 3.º ano do curso de Jornalismo e diretora-geral da ESCS FM, esta emissão especial teve como objetivo a aproximação da rádio aos alunos da Escola. “Pretendemos desta maneira, mostrar a forma como trabalhamos e aquilo que fazemos. Tentamos incentivar os alunos que não fazem parte da ESCS FM a participar na rádio”, disse. Para além do “Lusco-Fusco”, a emissão em direto contou com várias participações especiais nos noticiários, entre eles ex-alunos e os professores Carlos Andrade e Francisco Sena Santos. O núcleo aproveitou a data de aniversário para aderir ao Instagram. “Pensámos que seria engraçado mostrar às pessoas aquilo que acontece e as coisas que fazemos na ESCS FM através da fotografia”, afirmou Joana Santos.

“Uma escola dentro da Escola”

É com satisfação que a diretora-geral da ESCS FM vê o crescimento da rádio nestes três anos de existência. “Quando entrei para o núcleo éramos apenas 40 membros, agora somos cerca de 100. É muito bom ver a motivação dos nossos colaboradores”. Na opinião de Joana Santos, o facto de ser uma rádio feita por alunos para alunos “possibilita aos membros criar novas competências e aprender a ser um jornalista multiplataforma”, mencionou. No que respeita ao feedback por parte dos ouvintes, a diretora-geral da rádio confessou que tem havido muita interação. “Para além do nosso público-alvo, que são os alunos, sabemos que há professores que nos ouvem, criticam o nosso trabalho e nos ajudam a crescer. Dá-nos motivação para fazermos mais e melhor”, referiu. Para o futuro, Joana Santos revelou um projeto ambicioso. “Pretendemos que a rádio transmita durante todo o dia com conteúdos próprios”. Mas o seu maior desafio continua a ser “dar formação aos alunos que passam pelo núcleo”.