Ateliê de Reportagem, Entrevista e Apresentação TV

Docente responsável
Docentes que lecionam
Objetivos

Unidade modular dedicada à prática da reportagem, entrevista e apresentação jornalísticas em televisão. a) Reportagem – preparação da reportagem; os vários elementos de mediação: filmagens, entrevistas, imagens de ilustração, reconstituições; a criatividade do repórter; a narração e a edição; os diversos estilos de documentário, fronteiras entre grande reportagem, documentário e ficção. b) Entrevista – A entrevista como técnica de mediatização; os diversos tipos de entrevista; preparação, recolha de documentação e formulação de perguntas; os silêncios. c) Apresentação TV – a particularidade da transmissão da mensagem frente à câmara; ler com e sem teleponto; a escrita do pivot; a atitude, a voz, o rosto como veículos indispensáveis para optimizar a transmissão da mensagem; a mediatização televisiva como arte de sedução, o eixo do olhar. Ao longo da disciplina o aluno completará as diversas fases da sua formação recorrendo à experimentação.