Publicado: 13.10.2017

O ABC Publicidade é um projeto do escsiano Gonçalo Martinho que explica, de forma criativa, 26 conceitos publicitários.

Gonçalo Martinho é licenciado em Publicidade e Marketing e Diretor de Arte na FCB Lisboa. Atualmente, encontra-se a promover o ABC Publicidade, “um dicionário criativo que mostra, através da opinião de 26 publicitários e estrategas, o que é esta nossa área. É uma forma de olhar para a Publicidade com outros olhos e de a dar a conhecer por dentro a quem está de fora”. Todas as quintas-feiras, são lançados quatro posters novos nas páginas de Behance e Tumblr do projeto. A cada poster está associada uma letra e uma palavra.

Desde que foram lançadas as primeiras imagens, o ABC Publicidade tem vindo a ser partilhado em diversos meios da especialidade, nacionais e além-fronteiras.

Gonçalo explica que este dicionário foi a forma que encontrou de poder colaborar com algumas das pessoas que admira profissionalmente. “O que tentei fazer foi conseguir uma amostra com profissionais de diferentes agências (com filosofias, mentalidades e métodos de trabalho distintos) e construir um mix entre pessoas que já andam nisto há anos e que já venceram tudo e um conjunto de gente nova, profissionais jovens, em início de carreira, mas com grande talento e potencial”, refere. Admite, no entanto, que gostava que o alfabeto fosse maior para que pudesse convidar mais pessoas.

Deste projeto pessoal, fazem parte outros nomes da ESCS, como Carolina Valentim, João Maria, André Afonso Alves, Rúben Pardal, Tiago Silva, João Almeida Santos, Alexandre Couto, Frederico Roberto e Hugo Veiga.

Processo criativo

Cada profissional escolheu uma letra do abecedário e uma palavra a ela associada, desenvolvendo um texto sobre a mesma. A direção de arte e organização do projeto ficou a cargo de Gonçalo, que criou os posters que ilustram cada conceito. Para tal, inspirou-se na publicidade das décadas de 60 e 70, “os seus anos dourados”, e trabalhou as ilustrações com base num processo de colagem, algo que nunca tinha feito. “Quis trazer esse registo mais vintage e contrastá-lo com cores alegres, leves e com referências visuais inesperadas”, explica.

O criativo desvenda que, após o lançamento de todos os posters, gostava de ver as imagens expostas. “Acho que não só têm conteúdo relevante para esta área, como colaborações de pessoas muito talentosas e de interesse, pelo que o registo de exposição se enquadra perfeitamente naquilo que é o trabalho”, defende.

A influência da ESCS

O escsiano refere que muito do que sabe sobre a área onde trabalha, a nível teórico, aprendeu na ESCS. Gonçalo considera que “as pessoas tendem a desvalorizar a aprendizagem no ensino superior porque, depois, no mercado de trabalho, as coisas funcionam a ritmos completamente díspares” e defende que a experiência académica deve conferir uma “base de conhecimentos forte” para, posteriormente, os estudantes poderem trilhar o seu próprio percurso. “Eu valorizo muito os anos que passei na ESCS, as experiências que tive e o que aprendi, porque foi uma excelente base para o meu caminho”.

*Imagens gentilmente cedidas por Gonçalo Martinho.