Publicado: 10.03.2021

A licenciatura em Relações Públicas e Comunicação Empresarial celebra 30 anos.

Em 2020/21, o curso de licenciatura em Relações Públicas e Comunicação Empresarial (RPCE) comemora três décadas. Para assinalar a ocasião, uma equipa constituída por estudantes que integram o PRLAB (o projeto extracurricular da Escola na área das Relações Públicas), docentes e antigos estudantes (alumni) promove um conjunto de iniciativas que verá a luz do dia no decorrer do 2.º semestre do atual ano letivo.

Logo 30.º aniversário RPCE
O logótipo comemorativo dos 30 anos do curso de RPCE foi concebido pela alumni Madalena Pacheco.

O primeiro curso de Relações Públicas

Fundado pelo Prof. José Viegas Soares, o curso de RPCE surgiu, em 1990/91, afirmando-se como o primeiro curso de Relações Públicas (RP) ministrado por uma instituição de Ensino Superior pública em Portugal. Há 30 anos a formar profissionais de excelência na área das RP, a licenciatura tem sido capaz de inovar e de acompanhar as tendências do setor da Comunicação. Prova disso são os incontáveis projetos dinamizados com impacto direto na comunidade e o facto de se privilegiar o regresso dos alumni à sala de aula, a fim de partilharem experiências, reforçando, assim, os laços com o mercado de trabalho. O Programa de Mentoring RPCE e as PR Talks, que já contam com sete edições, são dois exemplos paradigmáticos dessa dinâmica que caracteriza o curso.

Fiel à génese do Ensino Politécnico, o funcionamento da licenciatura assenta num modelo teórico-prático, no qual coexistem unidades curriculares teóricas e laboratoriais. Esta metodologia propicia um ambiente de proximidade, colaboração e cooperação, em que os estudantes, entre si e com o corpo docente, desenvolvem competências essenciais para o desempenho no mercado de trabalho, a nível nacional, mas também internacional.

Celebrar três décadas

As comemorações do 30.º aniversário da licenciatura em RPCE, que marcarão o dia-a-dia da ESCS, ao longo das próximas semanas, vão dar vida a novos projetos que visam aproximar a Escola, e em particular o curso, da comunidade.
Para tal, em breve, serão lançadas várias iniciativas alusivas à efeméride: uma conta de Instagram, um podcast e um vídeo institucional do curso. Para além disso, o programa das celebrações contará com a 4.ª edição do PR Open Day. O evento, que já é um marco na vida do curso, é composto por uma PR Talk, por quatro mini talks e pela iniciativa “RP à Primeira Vista”, que pretende aproximar os estudantes finalistas do mercado de trabalho.

O novo logótipo, que dá a cara pelos 30 anos do curso, foi concebido pela alumni Madalena Pacheco, que, em 2010/11, integrou a primeira turma do curso de RPCE a funcionar em regime pós-laboral. Atualmente, a antiga estudante é Responsável de Comunicação e Design no CNS – Campus Neurológico Sénior.

Equipa 30.º aniversário RPCE
Equipa de estudantes que integram a organização dos 30 anos de RPCE.

TEXTO: gentilmente cedido pela equipa organizadora dos 30 anos de RPCE e editado pelo Gabcom (Serviço de Comunicação da ESCS).