Publicado: 04.04.2024

Um grupo de estudantes da Licenciatura em Relações Públicas e Comunicação Empresarial visitou a sede de Tranquilidade, a propósito do programa de mentoria do curso.

No âmbito da 10.ª edição da Programa de Mentoring de RPCE, os estudantes do 1.º ano do curso de licenciatura em Relações Públicas e Comunicação Empresarial (RPCE), visitaram a sede de Tranquilidade (atual Generali Tranquilidade), em Lisboa, onde exploraram o funcionamento daquela seguradora.

Mentoring de RPCE visita a Tranquilidade (798x400) - 1
Um grupo de estudantes de RPCE visitou a sede da Tranquilidade.

Sob a orientação da mentora e alumni de RPCE Daniela Abreu, atualmente responsável pela Comunicação Interna & Employer Branding da Generali Tranquilidade, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer algumas das práticas de comunicação corporativa de uma organização de grande dimensão.

Durante a visita, os 15 participantes foram conduzidos pela sede da seguradora, podendo vivenciar o funcionamento do departamento de Comunicação e a relação deste com os demais setores da empresa. A equipa de Comunicação partilhou com os estudantes alguns exemplos de campanhas de comunicação da Tranquilidade, oferecendo-lhes, assim, uma compreensão mais profunda do processo criativo e implementação de estratégias de comunicação bem-sucedidas.

O destaque da ida à Tranquilidade passou pela interação direta com profissionais experientes, sendo que os estudantes puderam colocar perguntas, trocar ideias e absorver conhecimentos práticos. Para além disso, a visita também lhes serviu como fonte de inspiração e motivação.

Mentoring de RPCE visita a Tranquilidade (798x400) - 2
Os estudantes tiveram a oportunidade de contactar diretamente com o departamentos de Comunicação da Tranquilidade.

Visitas de estudo

A organização de visitas de estudo pelo Programa de Mentoring de RPCE atesta o compromisso da Licenciatura em RPCE de preparar os estudantes para os desafios do mercado de trabalho, inspirando-os com casos reais e práticos, protagonizados por antigos alunos do curso.

A título de exemplo, os jovens estudantes já tiveram a oportunidade de contactar com outra área importante do setor da Comunicação, através de uma visita de estudo à LPM, onde vivenciaram de perto o ambiente dinâmico e criativo de uma agência de comunicação, tendo interagido com profissionais especializados em diversas áreas das Relações Públicas.

Este tipo de experiências visa, ainda, complementar, de forma significativa, a compreensão dos estudantes sobre as diversas vertentes da indústria da Comunicação, proporcionando uma visão abrangente e multifacetada da sua área de estudos.

O programa

O Programa de Mentoring de RPCE, coordenado pelas docentes Joana Frias Costa e Vanessa Andrade, tem como principal objetivo promover relações de proximidade entre o mundo académico e o mercado de trabalho, proporcionando aos estudantes uma visão prática e realista das suas futuras carreiras e atividades do dia-a-dia.

Texto gentilmente cedido pelo Programa de Mentoring de RPCE e editado pelo Serviço de Comunicação (Gabcom).
Fotografia: Programa de Mentoring de RPCE