Publicado: 31.10.2019

Quatro estudantes da ESCS ilustraram o livro “O Mistério do Arco-Íris Roubado”, que explica o processo da indústria gráfica.

No ano letivo 2018/2019, a Prof.ª Susana Araújo desafiou os estudantes do 3.º ano dos cursos de licenciatura em Audiovisual e Multimédia (AM) e em Publicidade e Marketing (PM), na unidade curricular opcional de Produção Gráfica, a ilustrarem o livro “O Mistério do Arco-Íris Roubado”. A obra foi lançada, no passado dia 11 de outubro, em Évora, no Encontro APIGRAF 2019, um evento anual que reúne profissionais da indústria gráfica. Na sessão de lançamento, marcaram presença o grupo de alunos/ilustradores, bem como as docentes Helena Pina e Susana Araújo e o Presidente da Escola, Prof. Doutor André Sendin.

A Prof.ª Susana Araújo conta que, há cerca de 30 anos, já existia uma banda desenhada com o propósito de explicar o processo de produção das gráficas, e que, atualmente, as empresas sentiam a necessidade de ter um suporte, nos mesmos moldes, que pudesse ser distribuído aos alunos que recebem nas suas instalações, no âmbito de visitas de estudo. Os escsianos foram, assim, convidados a ilustrar uma história, cujo imaginário narrativo foi criado em parceria pelas docentes Vanda de Sousa e Helena Pina, e que esta última escreveu. O grupo vencedor, constituído por Catarina Mestre, Inês Carmo, Joana Domingos e Tomás Guimarães, foi escolhido por um júri composto pelas docentes da ESCS que participaram no projeto e por elementos da APIGRAF (Associação Portuguesa das Indústrias Gráficas e Transformadoras do Papel), que apoiou o trabalho. A obra será, agora, disponibilizada às empresas associadas da APRIGRAF, que poderão imprimi-la e oferecê-la aos alunos que as visitam.