Publicado: 22.11.2022

A ESCS formalizou, este ano letivo, uma parceria com o programa educativo de enriquecimento curricular e comunicação de ciência “Cientista Regressa à Escola”, uma iniciativa da Native Scientists.

O programa educativo "Cientista Regressa à Escola", uma iniciativa da organização sem fins lucrativos europeia Native Scientists, visa aproximar crianças e cientistas, estimulando a promoção da cultura e literacia científica em Portugal. Enquanto parceira, a ESCS contribui para o incremento de investigadores das áreas das Ciências Sociais e Humanas que participam naquele programa.

cientista regressa à escola

Os cientistas que adiram ao programa poderão regressar às escolas onde completaram o 1.º Ciclo do Ensino Básico, com o intuito de conduzirem oficinas de ciência juntos dos jovens estudantes. Para tal, os participantes têm direito a frequentar uma sessão de preparação de comunicação de ciência para o público escolar e à cobertura das despesas associadas aos materiais das atividades, bem como de deslocação e estadia. Para ser elegível para participar no programa, basta preencher dois critérios: fazer investigação em qualquer área do conhecimento, em Portugal ou no estrangeiro, e ter frequentado o 1.º Ciclo do Ensino Básico (antigamente denominado de Escola Primária) em Portugal.

Para além dos docentes/investigadores, também os estudantes da ESCS poderão participar na iniciativa, integrando a equipa da Native Scientists, quer através da possibilidade de frequentar estágios curriculares, quer da colaboração em projetos no âmbito dos cursos e/ou unidades curriculares.

A Native Scientists foi fundada, em 2013, com o objetivo de aproximar crianças e cientistas na Europa, com vista à redução das desigualdades, promoção da educação de qualidade e celebração da diversidade. A iniciativa conta, atualmente, com uma rede de mais de 3.000 investigadores, sendo que os seus programas educacionais já estabeleceram cerca de 20.000 ligações entre cientistas e crianças, particularmente as mais desfavorecidas.

Para além da ESCS, o programa “Cientista Regressa à Escola” tem como parceiros a Fundação Champalimaud, o Instituto Superior Técnico, a Universidade Nova de Lisboa e a Universidade do Porto, entre outros.

Para mais informações, contacte o Gabinete de Apoio à Investigação da ESCS.

Fotografia gentilmente cedida pela Native Scientists.