Publicado: 17.03.2017

O ciclo de seminários “Comunicação, Média e Questões de Género” é uma iniciativa dirigida a estudantes e profissionais de Comunicação.

O ciclo de seminários “Comunicação, Média e Questões de Género” é uma iniciativa da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG) e da ESCS, em parceria com o CENJOR – Centro Protocolar de Formação Profissional para Jornalistas. O evento está inserido numa série de formações, que surgiram ao abrigo da implementação das medidas do V Plano Nacional para a Igualdade de Género, Cidadania e Não Discriminação, 2014-2017, realizadas entre a CIG e diversas instituições de ensino superior.

Como explica a Prof.ª Doutora Filipa Subtil, este seminário surge de um protocolo celebrado entre a Escola e a CIG, “no sentido de promover ações de formação e outras iniciativas que capacitem os jovens estudantes universitários das áreas da Comunicação, mas também o público em geral, neste domínio da literacia mediática”. A formação pretende fomentar um olhar crítico no que diz respeito à transmissão de mensagens estereotipadas sobre as questões de género nos média e capacitar os profissionais para a produção e edição de conteúdos que contribuam para eliminar a desigualdade, “promovendo novas práticas profissionais e de cidadania mais paritárias”.

O seminário decorrerá nos dias 20 e 21 de março. Do conjunto de oradores convidados, fazem parte a Prof.ª Doutora Filipa Subtil, que fará uma reflexão sobre os “Caminhos da Feminização da profissão de jornalista em Portugal”, e o Prof. Doutor Jorge Veríssimo, Presidente da ESCS, que abordará “O corpo e as questões de género na publicidade”.

Consulte aqui o programa completo.