Comunicação, Média e Questões de Género

A Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG) e a Escola Superior de Comunicação Social do Instituto Politécnico de Lisboa, em parceria com o CENJOR – Centro Protocolar de Formação Profissional para Jornalistas, convidam:

Comunicação, Média e Questões de Género
Seminários formativos para estudantes e profissionais de Comunicação
Datas: 20 e 21 de março
Sala: 2P9

Consulte o programa completo, aqui.

A CIG e a ESCS-IPL, em parceria com o CENJOR, promovem, nos dias 20 e 21 de março de 2017, na sala 2P9, um seminário formativo intitulado “Comunicação, Média e Questões de Género”.

Esta iniciativa surge na sequência de várias ações de formação de jornalistas e profissionais de comunicação em geral, levadas a cabo, nos últimos anos, em várias instituições de ensino superior nacionais, pela CIG em parceria com o CENJOR, no âmbito do Plano Nacional para a Igualdade de Género, Cidadania e Não-Discriminação.

O público-alvo são estudantes e docentes dos cursos de comunicação, investigadoras/es, profissionais de comunicação, organizações não-governamentais da área da cidadania e igualdade de género e público em geral.

Esta ação de formação tem dois objetivos principais:
1) fomentar nos estudantes do ensino superior, nos docentes, nos profissionais de comunicação e no público em geral um olhar crítico sobre as mensagens (texto, imagem e som) estereotipadas do ponto de vista das relações e dos papéis de género nos conteúdos jornalísticos, publicitários, de comunicação interna ou de entretenimento;
2) sensibilizar para o papel que os profissionais da comunicação deverão desempenhar na desconstrução de estereótipos de género, no sentido de produzirem conteúdos que contribuam para a eliminação de práticas de desigualdade de género nos média.

Os/as preletores/as das sessões serão:
Carla Cerqueira — investigadora do CECS
Orlando César — jornalista, docente na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal e formador no CENJOR
Sofia Branco — jornalista da Agência Lusa e presidente do Sindicato dos Jornalistas
Elisabete Brasil — ativista da União de Mulheres Alternativa e Resposta
Sónia Soares — investigadora do Observatório de Mulheres Assassinadas
Jorge Veríssimo — Presidente, docente e investigador da Escola Superior de Comunicação Social do Instituto Politécnico de Lisboa
Filipa Subtil — docente e investigadora da Escola Superior de Comunicação Social do Instituto Politécnico de Lisboa

A participação é gratuita, apenas sujeita a reserva prévia através do e-mail direcao@escs.ipl.pt.

Inscrições: até 17 março de 2017

NOTA: No final do seminário, será passado um certificado de participação, com o número total de horas frequentadas pelo formando.

Organização:
Escola Superior de Comunicação Social, IPL