Passar para o conteúdo principal

Publicado: 28.04.2017

Quatro escsianos farão parte da comitiva que representará Portugal no Festival Cannes Lions deste ano.

A Young Lions é uma competição que pretende destacar jovens criativos em sete categorias: Cyber, Design, Filme, Imprensa/Outdoor, Marketing, Media e Relações Públicas. Na fase nacional, concorrem cinco equipas de duas pessoas, por área, com o objetivo de serem selecionadas para representar o país no festival internacional Cannes Lions, que se realiza, anualmente, na Riviera Francesa. Em 2017, quatro escsianos viajarão até França em busca da vitória na competição principal: Filipe Rodrigues e Mónica Cabaço, licenciados em Publicidade e Marketing (PM), conquistaram o primeiro lugar na categoria Media; Tiago Silva, também licenciado em PM, venceu na categoria de Imprensa/Outdoor, em parceria com o colega de longa data Hugo Suíças; e Érica Rodrigues, ex-aluna de Relações Públicas e Comunicação Empresarial e atual docente na ESCS, venceu, em parceria com a colega Letícia Gonçalves, na categoria de Relações Públicas.

O bootcamp da fase nacional do concurso teve início no passado dia 31 de março, no Hood da comOn, com a entrega dos briefings das marcas. As equipas tiveram 48 horas para responder ao desafio e defenderam as suas propostas no dia 3 de abril, em que foram decididos os vencedores que representarão Portugal em Cannes, em junho.

Três dos escsianos premiados já tinham sido distinguidos na edição anterior. Em 2016, Filipe e Mónica concorreram em equipas separadas, conquistando, respetivamente o 2.º e o 3.º lugar na categoria de Media. Este ano, trabalharam em conjunto e conquistaram o galardão principal. Para os ex-alunos, esta vitória é o reconhecimento do valor do trabalho que desempenham. “Isto reforça a nossa visibilidade num mercado bastante concorrencial, e onde é, cada vez mais, fundamental destacarmo-nos pela positiva (e, em cima disto tudo, ainda alimenta o nosso ego)”, refletem. Vão, agora, “com um misto de orgulho e responsabilidade”, até Cannes, na tentativa de “trazer um leãozinho para Portugal”.

Por seu lado, Tiago define, com humor, que, “ir a Cannes é, para um publicitário, a mesma coisa do que, para um muçulmano, ir a Meca, um católico ir a Roma ou um bom adepto de futebol ir ao Estádio da Luz”. A dupla do escsiano, que já tinha conquistado alguns lugares no pódio, ficou, no ano passado, em 2.º lugar na categoria de Cyber. Este ano, representarão o país na categoria de Imprensa/Outdoor. “Resta-nos, agora, aproveitar esta oportunidade e dar o nosso melhor na competição e, à noite, nos dance moves das pistas de dança”, conclui.

Érica Rodrigues concilia, atualmente, a sua carreira de senior communications consultant com o cargo de docente na ESCS. A, também, ex-aluna da casa viajará até Cannes para representar Portugal na categoria de Relações Públicas.

Roger Hatchuel Academy

A competição conta, também, com uma vertente dirigida a estudantes: a Roger Hatchuel Academy. Na competição nacional, a ESCS foi representada pelos alunos Carla Napoleão e João Pereira. João, do 2.º ano do curso de licenciatura em PM, arrecadou o 2.º lugar desta categoria. Da experiência, o aluno destaca “o ambiente profissional e de mais alta competição, de comunicação, a nível nacional em que um estudante pode vir a estar”.

O escsiano refere que, apesar da importância da base teórica que os alunos levam, o mais importante são as ideias que os “jovens estudantes” conseguem “trazer para cima da mesa” e que existe “um constante sentimento de que [estão] todos ali pelo mesmo: para dar o melhor e para fazer a diferença”. Para João, “foi um privilégio e uma honra ter podido representar, juntamente com a Carla, esta Escola que tantas portas abre aos seus alunos.”

*Fotografias gentilmente cedidas pelos escsianos.