Campanhas de qualidade

Publicado: 14 julho 2017

Mais uma vez, os alunos de Publicidade e Marketing foram desafiados a criar campanhas para a APAV (Associação Portuguesa de Apoio à Vítima).

À semelhança do ano passado, os alunos do 3.º ano do curso de licenciatura em Publicidade e Marketing (PM) – vertente de Publicidade – foram desafiados a criar campanhas de sensibilização para a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), no âmbito das disciplinas de Ateliê de Investigação Aplicado à Publicidade e de Ateliê de Agência. Desta vez, os dois briefings apresentados aos estudantes abordaram duas temáticas: bullying e angariação de voluntários para a APAV. Dentro de cada tema, foi selecionado um grupo, que verá a sua campanha na rua. Excecionalmente, foi, ainda, destacado o trabalho de um terceiro grupo, que poderá vir a ser adaptado a outro tipo de comunicação da associação, estando a ser trabalhado nesse sentido.

O Prof. João Barros afirma que “o balanço [desta parceria] é tão positivo quanto foi nos outros anos. O facto de trazermos um cliente real para dentro da disciplina traz mais-valias inacreditáveis”. Ao longo de um ano letivo, os alunos trabalharam como se estivessem ao serviço de uma agência publicitária, com todas as vantagens e dificuldades que daí advêm. Cada grupo defendeu a sua campanha, em concorrência com outras “agências”, que são nada mais nada menos que os outros colegas. “Cria uma tensão especial que, provavelmente, não haveria, se não houvesse um cliente real”, explica o docente.  Ao serem selecionados, os estudantes têm a oportunidade de ficar com um portefólio que poderão apresentar no mercado de trabalho, para além de divulgarem, também, o nome da Escola. “Os nossos alunos fazem campanhas de grande qualidade, que poderiam, perfeitamente, sair de uma agência de publicidade”, conclui o professor, com orgulho.

Confira os grupos vencedores:

Agência Pathfinder (tema: voluntariado)
Campanha: “Cartão de Visita”
Equipa: Carolina Nunes, Catarina Monteiro, Inês Queiroga, Mariana Fernandes e Mariana Mateus

Agência Pandas (tema: bullying)
Campanha: “Braços Cruzados”
Equipa: Ana Catarina Ribeiro, Ana Ferreira, Andreia Almeida, Daniel Cruz e Luísa Afonso

Agência Caos
Campanha: “Serve a todos”
Equipa: Beatriz Pires, Cristiana Soalheiro, Maria Inês Coimbra, Maria João Citério, Miguel Rosa e Sofia Fernandes

NOTA: Os resultados das campanhas serão, posteriormente, divulgados pela APAV.