Passar para o conteúdo principal

Publicado: 20.01.2017

O 27.º aniversário da ESCS foi celebrado com uma cerimónia em que foram homenageados alunos, docentes e funcionários da Escola.

17 de janeiro é, desde 1990, o Dia da ESCS. O 27.º aniversário da Escola foi celebrado com uma cerimónia que distinguiu o trabalho de alunos e homenageou docentes e funcionários não docentes da instituição.

O Prof. Doutor Jorge Veríssimo, Presidente da ESCS, abriu o evento com um discurso que se debruçou sobre a história da Escola, dando ênfase ao seu posicionamento e aos resultados que daí advêm e que podem ser comprovados “por indicadores como a procura”, por parte dos alunos que, todos os anos, preenchem as vagas dos cursos, e o “feedback do mercado de trabalho”. Veríssimo destacou o desenvolvimento do ensino, da investigação, da internacionalização e da relação institucional, pilares sobre os quais a instituição opera e para os quais contribuem fatores como a aliança entre as componentes concetual e tecnológica dos cursos, o corpo docente constituído por académicos e profissionais de relevo, os meios técnicos disponibilizados e as parcerias realizadas com entidades externas que permitem uma aproximação dos alunos ao mundo empresarial.

O Prof. Doutor Jorge Veríssimo, Presidente da ESCS.

O Presidente da Escola não terminou o seu discurso sem antes destacar, em jeito de agradecimento, a dedicação dos docentes e funcionários não docentes e o trabalho desenvolvido pelos núcleos extracurriculares e pela escstunis.

Em representação do Presidente do Instituto Politécnico de Lisboa (IPL), a Prof.ª Doutora Ana Cristina Perdigão, Vice-Presidente do IPL, dirigiu também algumas palavras à plateia, salientando o trabalho que a Escola tem vindo a desenvolver, nomeadamente na área da internacionalização.

A Prof.ª Doutora Ana Cristina Perdigão, Vice-Presidente do IPL.

Por último, em representação dos alunos, Sebastião Sabino, Presidente da Associação de Estudantes, destacou o “orgulho escsiano” para o qual contribuem os alunos, com os seus trabalhos de excelência, o profissionalismo dos docentes e a ajuda dos funcionários não docentes dos diversos serviços.

Sebastião Sabino, Presidente da AE ESCS.

Prémios e diplomas

A cerimónia continuou com a entrega de prémios e diplomas a escsianos, que viram o seu trabalho destacado, no âmbito de parcerias realizadas entre a Escola e diversas entidades. Os alunos receberam as distinções das mãos de docentes da ESCS e dos representantes das entidades parceiras.

Fruto do protocolo estabelecido entre o IPL/ESCS e a Caixa Geral de Depósitos (CGD), os Prémios de Melhor Aluno Finalista foram atribuídos a Inês Silva, mestre em Publicidade e Marketing (PM), por ter sido a melhor aluna no ano letivo 2014/2015, e a Beatriz Honório, licenciada em Audiovisual e Multimédia (AM), a melhor aluna no ano letivo 2015/2016.

No âmbito do protocolo de cooperação entre a ESCS e a Junta de Freguesia de Benfica, os alunos do 1.º ano da licenciatura em AM foram desafiados a criar a identidade visual do projeto Palcos de Benfica, para a disciplina de Design de Comunicação. O grupo vencedor, constituído por Carolina Galhoz, Luís Lopes e Susana Filipe, subiu ao palco para receber os diplomas.

Ao evento, compareceram elementos da Escola, das entidades parceiras e das restantes unidades orgânicas do IPL.

Da parceria da ESCS com a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, surgiram, em 2016, duas campanhas de sensibilização desenvolvidas, ao longo do ano letivo, no curso de licenciatura em PM, mais concretamente, nas disciplinas de Ateliê de Investigação Aplicado à Publicidade e Ateliê de Agência. Ao palco, subiram os grupos de Alexandre Freitas, Irene Nita, Joana Oliveira, João Humberto e Margarida Marques e de Carolina Higgs, Daniela Torrinha, Inês Brandão, Luís Perdigão e Guilherme Carvalho.

O projeto “Colete salva-vidas”, que decorreu no ano letivo 15/16, foi resultado do protocolo de cooperação celebrado entre a ESCS e a Marinha Portuguesa, dirigido aos alunos do 2.º ano da licenciatura em AM, na disciplina opcional de Modelos e Técnicas de Criatividade em Publicidade. O briefing consistiu numa campanha de comunicação publicitária institucional que tinha como objetivo sensibilizar para a mudança de hábitos, mentalidades e práticas junto da comunidade marítima portuguesa, consciencializando para a importância do uso do colete salva-vidas no mar. Foram destacados três grupos com prémios e cinco com diplomas de participação:

1.º lugar: Grupo Allcom (Catarina Ribeiro, Inês Bessone, Maialen Elorza, Nicole Chokanova e Sebastião Sabino), com a campanha “Não deixe para amanhã o colete que o pode salvar hoje”;

2.º lugar: Grupo Echo (Beatriz Bento, Beatriz Lobato, Joana Gordinho, João Costa e Rita Mendes), com a campanha “Ajude-nos a ajudá-lo. Use o colete salva-vidas”;

3.º lugar: Grupo Gogo (Carmen Martins, João Correia, Nuno Lomba, Rafael Magalhães e Sara Jesus), com a campanha “O colete não é um acessório, é o seu companheiro”.

Diplomas de participação:

Grupo Salto (Andreia Batista, Catarina Ferro, Cátia Serro, Eduardo Filipe e Ivana Ramos);

Grupo Cara&Coroa (Edjamila Aragão, Frederico Mendonça e Maria Blanco);

Grupo Pixel-it (Ana Luísa Silva, Ana Rita Gomes, Diana Coutinho, Patrícia Romão e Rúben Carvalho);

Grupo MIB (André Baeta, Jaime Pinto, Joana Marques, Márcia Marranita e Sara Oliveira);

Grupo Blast (Ana Catarina Araújo, Claúdia Pedro, Joana Bento, Raquel Torres e Rui Castanheira);

Grupo Openew (Ana Sofia Filipe, Carina Almeida, Daniela Pinheiro, Jéssica Espada e Henrique Pires).

Homenagem

No final da cerimónia, foi, ainda, prestada homenagem ao pessoal docente e não docente que completou, até à data, 25 anos de dedicação ao serviço da Escola.

Foram homenageados, com medalhas de mérito: Paula Margarida Almeida Costa, secretária da Direção; o Prof. Doutor António Belo, docente da ESCS e, atualmente, Vice-Presidente do IPL; Carlos Costa, assistente técnico no Serviço de Gestão Multimédia; e o Prof. Vítor Gonçalves, docente da ESCS, agora jubilado.

O evento terminou com uma atuação da tuna da ESCS, a escstunis. Após a cerimónia, teve lugar a inauguração da exposição “A Propaganda nas Eleições Presidenciais dos EUA - 2016”. Esta sessão ocorreu no foyer do piso -1 e teve como conferencista o historiador José Pacheco Pereira. A exposição encontra-se patente até ao dia 10 de março.

A atuação da escstunis encerrou a cerimónia.

*Fotografias gentilmente cedidas por Bruno Fragata, da AE ESCS.