Passar para o conteúdo principal

Publicado: 23.09.2016

A ESCS recebeu os novos alunos, numa sessão de boas-vindas que contou com a participação de Luís Paixão Martins.

Na passada segunda-feira, dia 19 de setembro, o Auditório Vítor Macieira foi o palco da sessão de abertura do novo ano letivo. O intuito da cerimónia passou, sobretudo, por dar as boas-vindas aos alunos recém-chegados à Escola.

Presidente da ESCS, Prof. Doutor Jorge Veríssimo.

Coube ao Presidente da ESCS dar o pontapé de saída da sessão solene. O Prof. Doutor Jorge Veríssimo dirigiu-se à plateia, congratulando os novos estudantes pelo ingresso na Escola, salientando que, para as 330 vagas disponibilizadas na 1.ª Fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, concorreram quase três mil candidatos. No fim da sua intervenção, o representante da Escola fez questão de que os estudantes se sentissem em casa, afirmando que “aqui encontrarão uma família que vos ajudará (...) a incorporar o Espírito Escsiano”.

Ler a “Mensagem do Presidente”.

Em cima: Carlos Nuno, Isabel Simões-Ferreira e Maria João Centeno. Em baixo: Teresa Martins e Pedro Henriques.

Os estudantes acabados de chegar à ESCS tiveram, também, a oportunidade de conhecer os presidentes dos órgãos de governo da Escola: o Prof. Dr. Carlos Nuno (Presidente do Conselho de Representantes); a Prof.ª Doutora Isabel Simões-Ferreira (Presidente do Conselho Técnico-Científico); e a Prof.ª Doutora Maria João Centeno (Presidente do Conselho Pedagógico). Uma ideia foi transversal aos discursos dos três docentes: todos apelaram à participação dos alunos na vida académica da Escola.

A sessão contou, ainda, com as intervenções da Administradora dos Serviços de Ação Social do Instituto Politécnico de Lisboa, a Dr.ª Teresa Martins, e do Presidente da Associação de Estudantes da ESCS, o aluno Pedro Henriques.

Conselhos de quem sabe

A segunda parte da sessão contou com um convidado de honra. Luís Paixão Martins, consultor de comunicação e relações públicas, aceitou o desafio lançado pela Direção da ESCS e subiu ao palco do Auditório Vítor Macieira para dar alguns conselhos aos novos alunos. O fundador da consultora LPM Comunicação referiu, com humor, que “não [tem] muito jeito para discursos motivacionais”. Ainda assim, o convidado quis deixar algumas dicas para o futuro académico e profissional dos alunos da Escola.

Luís Paixão Martins tem uma vasta experiência profissional como consultor de comunicação e relações públicas.

Luís Paixão Martins começou por apelar aos estudantes para terem uma “visão de especialistas”, procurando para além daquilo que é o óbvio. O convidado incentivou a “encontrarem algo que vos torne imprescindíveis”. “Vejam o vosso emprego como um ativo próprio”, acrescentou, explicando que, hoje, faz mais sentido pensar em prestação de serviços e menos em emprego. Ainda neste âmbito, LPM, como também é conhecido no meio profissional, estimulou os alunos a chegarem o mais cedo possível ao mercado de trabalho. Quanto às redes sociais, o convidado alertou a plateia para os cuidados que é preciso ter em conta, defendendo a criação de uma “plataforma de engagement” em vez de de amigos. “Façam uma gestão profissional das vossas redes sociais, como se fossem o vosso próprio consultor de comunicação”, afirmou. Por fim, o fundador do NewsMuseum sublinhou a importância de, no mundo da Comunicação, ser fundamental pensar e agir sempre em função da equipa, devido à “complexidade de tarefas, públicos e plataformas” com que, hoje em dia, os profissionais se deparam.