Publicado: 30.10.2015

Publicado: 30/10/2015

O Auditório Vítor Macieira acolheu o lançamento do “Novo Dicionário da Comunicação”. A publicação é a primeira da biblioteca do News Museum, um projeto de responsabilidade social com o qual a ESCS assinou um protocolo.

No passado dia 15 de outubro, o Auditório Vítor Macieira recebeu o evento de lançamento da obra “Novo Dicionário da Comunicação”, a primeira publicação da biblioteca do News Museum. A cerimónia contou com a presença do Prof. Doutor Jorge Veríssimo, Presidente da ESCS, de Luís Paixão Martins, Presidente da Associação Acta Diurna (a face institucional do projeto), de Rodrigo Moita de Deus, Diretor do News Musem, e de Gonçalo Martins, CEO da Chiado Editora.

[Fotografia] Capa do Novo Dicionário da Comunicação.

Na publicação, constam significados de nomes técnicos ligados às mais variadas áreas da comunicação, a designação das diferentes redes sociais e os novos conceitos que daí surgiram. Rodrigo Moita de Deus caracteriza o Novo Dicionário da Comunicação como sendo "pragmático, objetivo e moderno". O livro é da autoria de diversos nomes conceituados da comunicação e foi lançado pela Chiado Editora.

Veja o vídeo dos melhores momentos do evento.

News Museum

"Mais do que um museu, é um espólio”. É desta forma que Luís Paixão Martins define este novo espaço, um projeto de responsabilidade social da LPM Comunicação, em conjunto com as suas associadas, que tem como objetivo a preservação de um património coletivo: a Comunicação.

O News Museum assenta nos ideais da liberdade de imprensa e de expressão e na multiplicidade dos meios difusores de informação. Os visitantes do espaço terão acesso à história da comunicação dos últimos 150 anos, numa dinâmica de interatividade, onde poderão, por exemplo, simular uma emissão de rádio.

A biblioteca do museu, que tem como primeira publicação o Novo Dicionário da Comunicação, pretende acolher várias coleções que vão desde a história dos media a trabalhos de investigação. A biblioteca disponibilizará também textos de memórias de profissionais da comunicação e ferramentas para os estudantes.

O News Museum será inagurado no dia 3 de março de 2016, em Sintra.

Protocolo ESCS – News Museum

No mesmo dia do evento, foi assinado um protocolo de cooperação entre a Associação Acta Diurna e a ESCS. Esta parceria tem como objetivo o desenvolvimento de projetos e criação de programas e ações no domínio da comunicação. O protocolo contempla, também, uma oferta de estágios profissionais para os alunos da Escola.

“Tinha tudo para correr mal”

Rodrigo Moita de Deus apresentou ainda a nova obra de Luís Paixão Martins, intitulada “Tinha tudo para correr mal – memórias de um comunicador acidental”, editada pela Chiado Editora. No livro, o consultor, que começou a sua carreira no Jornalismo antes de estabelecer profissão na área das Relações Públicas e da Consultoria, partilha a sua experiência e memórias do seu percurso no meio dos Media e da Comunicação.

Artigo escrito em parceria com Catarina Seixas, aluna do curso da licenciatura em Relações Públicas e Comunicação Empresarial.