Publicado: 23.06.2025
A Júnior Empresa da ESCS chega ao fim do seu mandato de 2024/2025, um ciclo que se destacou como um dos mais marcantes ao longo dos seus nove anos de história.
Fundada em 2016 por André de Albuquerque, a Bright Lisbon Agency (BLA), uma organização constituída e gerida exclusivamente por estudantes da ESCS, cria a ponte entre o meio académico e o mercado de trabalho, servindo, assim, como o primeiro ponto de contacto que muitos alunos têm com a realidade laboral. A BLA já trabalhou com mais de 30 organizações – entre elas a L’Oréal, a Make-a-Wish, a APGES e o Mr.Pizza – e é, desde 2021, uma Júnior Empresa federada.

O mandato referente a 2024/2025 destacou-se não só pelo número recorde de projetos realizados, mas, também, pela diversidade dos mesmos. No decorrer do último ano letivo, a equipa da BLA colaborou com a Jade na sua comunicação online e offline, ao desenvolver flyers, que foram distribuídos pelas centenas de alunos da ESCS e do ISCAL, e posts para as redes sociais. A nível audiovisual, realizou a captação de dois eventos da ESCS, a “PR Masterclass” e o “Jornalistas e Assessores de Imprensa – Que Relação?”, e está, atualmente, a desenvolver o vídeo institucional da Identidar.te, uma clínica de reabilitação em Setúbal. Realizou, ainda, um projeto de branding e design gráfico para a OakyLabs e colaborou na comunicação online do Health Re:Design Summit 2025 e do Oftalgest, dois eventos na área da saúde.

A nível de responsabilidade social, a Júnior Empresa da ESCS realizou um projeto pro bono para a Mary’s Meals, uma organização internacional que implementa programas de alimentação escolar nos países mais pobres do mundo, auxiliou na organização e comunicação da 2.ª edição do Bootcamp de Economia Circular e colaborou com três Júnior Empresas sediadas em Lisboa, numa recolha de bens, no Natal.

Internamente, a BLA desenvolveu o website institucional, organizou as Bright Talks, o seu evento anual, reestruturou a gestão financeira e contabilística, desenvolveu uma estratégia de responsabilidade social e otimizou a estratégia comercial.

“Foi um prazer observar o crescimento exponencial que esta Júnior Empresa alcançou ao longo do último ano, que se deve por inteiro ao esforço incansável dos nossos membros”, afirma Tomás Gonçalves, Presidente da BLA. “Somos, hoje, uma equipa mais consolidada, próxima e ambiciosa, e sei que o melhor ainda está por vir”, conclui.

Enquanto Júnior Empresa, a Bright Lisbon Agency está inserida na Federação de Júnior Empresas Portuguesas e, em conjunto com outras 25 organizações por todo o país, formam o Movimento Júnior Português, que, no último ano, registou um volume de negócios superior a 660 mil euros. Ao todo, são mais de 1.400 Júnior Empresários, a nível nacional, e 80.000, a nível global. O Politécnico de Lisboa (IPL) conta, ainda, com a ISCAL Junior Business Solutions, a Júnior Empresa do ISCAL, que se tornou federada em 2024.

Texto gentilmente cedido pela Bright Lisbon Agency e editado pelo Gabcom (Serviço de Comunicação da ESCS)
Fotografias gentilmente cedidas pela Bright Lisbon Agency