Passar para o conteúdo principal

h1

SHIFT – Sustainability-oriented, Highly interactive, and Innovation-based Framework for Tourism marketing

SHIFT — SUSTAINABILITY-ORIENTED, HIGHLY INTERACTIVE, AND INNOVATION-BASED FRAMEWORK FOR TOURISM MARKETING


O projeto SHIFT – Sustainability-oriented, Highly interactive, and Innovation-based Framework for Tourism marketing pertence à Linha de Investigação 2 — Comunicação, Estratégias e Criatividade.

Sinopse: Projeto com uma abordagem multidisciplinar que visa desenvolver um quadro teórico tendo em conta os desafios atuais do turismo como a sustentabilidade, a digitalização e os comportamentos pós-pandemia dos consumidores, para um novo paradigma de marketing digital colaborativo no turismo. O quadro teórico abordará a forma como os agentes turísticos podem transitar para esse novo paradigma identificando as condições prévias necessárias, os agentes, as suas motivações, processos e resultados esperados. O projeto inclui ainda a validação empírica dos modelos teóricos a desenvolver e um protótipo de uma plataforma de marketing digital colaborativa para explorar, numa abordagem pragmática, como os modelos validados poderão ser implementados.

Financiamento: projeto financiado pela FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Coordenadora: Teresa Costa, Escola Superior de Ciências Empresariais, Instituto Politécnico de Setúbal (teresa.costa@esce.ips.pt)

Coordenador IPL-ESCS: Prof. Doutor João Rosário (jrosario@escs.ipl.pt)

Estado do Projeto: Ativo

Equipa de investigação:

Investigador Responsável: Teresa Costa, Escola Superior de Ciências Empresariais, Instituto Politécnico de Setúbal
Co-Investigador Responsável: Lurdes Calisto, Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril
João Ferreira do Rosário, coordenador pela Escola Superior de Comunicação Social, Instituto Politécnico de Lisboa
Célia Ramos, coordenadora pela Universidade do Algarve
Ana Teresa Machado, Escola Superior de Comunicação Social, Instituto Politécnico de Lisboa
Filipe Montargil, Escola Superior de Comunicação Social, Instituto Politécnico de Lisboa
Nuno Gustavo, Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril
Rui Madeira, Escola Superior de Tecnologia de Setúbal, Instituto Politécnico de Setúbal
Sandra Nunes, Escola Superior de Ciências Empresariais, Instituto Politécnico de Setúbal
Zélia Santos, Escola Superior de Comunicação Social, Instituto Politécnico de Lisboa

Parceiros:

CiTUR – Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo
Turismo de Portugal, IP

Resultados:

• Livros:

Montargil, F., Rosário, J.F.(Editors) (2023). Geopolitical and economic panorama in a scenario of uncertainty. SHIFT & Inspire: Tourism & Hospitality Trends. IPSetúbal. ISBN (eletronic) 978-989-35059-5-3; ISBN (printed) 978-989-35059-6-0. Disponível em: https://shiftresearch.pt/apresentacao-de-e-book/

• Publicações:

Costa, T.; Calisto, M.L.; Machado, A.T.; Ramos, C.Q.; Montargil, F.; Severino, F. Rosário, J.F.; Umbelino, J.; Belo, M.; Madeira, R.; Nunes, S.; Santos, Z.(2023). SHIFT & Inspire: Tourism & Hospitality Trends. Lisboa. ISBN (eletronic) 978-989-35059-5-3; ISBN (printed) 978-989-35059-6-0. Disponível em: https://shiftresearch.pt/apresentacao-de-e-book/

• Comunicações:

Severino, F., Roque, A., Cristina, M., Santos, Z. R., Nunes, S., Costa, T. (2024, Março). Perceptions and Realities of Lisbon: An Examination of the Image of a Tourist Destination. 7th International Conference on Tourism Research - ICTR 2024. Hotel School Cape Peninsula University of Technology, Cape Town, South Africa (virtual)

Rosário, J. F., Santos, Z. R., Severino, F., Calisto, M. L., Nunes, S., Costa, T. (2024, Março). An Importance–Performance Analysis Approach to a Tourism Destination: The Case of Lisbon Metropolitan Area, Portugal. 7th International Conference on Tourism Research - ICTR 2024. Hotel School Cape Peninsula University of Technology, Cape Town, South Africa (virtual)

Teresa, C., Severino, F., Calisto, M.L., Machado, A.T., Santos, Z.R., Rosário, J.F.. (2023, Novembro). Anticipating Tomorrow’s Tourism: Unveiling the Most Significant Trends for the Next Five Years. XV International Tourism Congress: The Image and Sustainability of Tourism Destinations. Mirandela, Portugal.

Calisto, M.L., Severino, F., Teresa, C., Belo, M., Machado, A.T. (2023, Novembro). Tourism Collaboration for Sustainability in Face of Climate Change and Digital Transformation. XV International Tourism Congress: The Image and Sustainability of Tourism Destinations. Mirandela, Portugal.

Calisto, M.L., Costa, M.T., Severino, F., Belo, M., Machado, A.T., Rosário, J. (2023, Agosto). Collaborative Tourism Marketing – A New Theoretical Framework. 36th Global Research Conference on Marketing and Entrepreneurship. American Marketing Association, Entrepreneurial Marketing SIG. Hamburgo, Alemanha. Disponível em: http://www.marketing-entrepreneurship.org/uploads/2/2/3/4/22347058/2023_grcme_program.pdf

Severino, F., Rosário, J., Costa, T., Madeira, R.N., Calisto, M.L., Machado, A.T., Belo, M., Santos, Z.R., Nunes, S., Ramos, C., Montargil, F.(2023, Junho). Trends and Events for Future Tourism. 10th International Tourism Conference Tourism Priorities & Challenges: Recovery & Resilience. Escola Universitària Formatic Barcelona. Barcelona, Espanha. Disponível em: https://www.joseluismeneses.com/reserch-eufb

Costa, T., Calisto, M.L., Machado, A.T., Santos, Z.R., Nunes, S., Severino, F. (2023, Junho). The Macro Context for Entrepreneurship in Tourism: A Review of Emerging Trends. 6th International Conference on Tourism Research - ICTR 2023, Pafos, Chipre (online).

Costa,T., Calisto, M.L., Machado, A.T., Ramos, C.Q., Montargil, F., Severino, F., Rosário, J.F., Umbelino, J., Belo, M., Madeira, R. Sandra, N., Santos, Z.R., (2023, Fevereiro). The Future of Tourism – International Meeting. Lisboa, Portugal.

Organização do Conferência "The Future of Tourism: International Meeting", 15 Fevereiro 2023, Lisboa, Portugal

Severino, F; Rosário, J.; Costa, T.; Madeira, R.N.; Calisto, M.L.; Machado, A.T.; Belo, M.; Santos, Z.R.; Nunes, S.; Ramos, C.; Montargil, F.(2023, Junho). Trends and Events for Future Tourism. 10th International Tourism Conference Tourism Priorities & Challenges: Recovery & Resilience. Escola Universitària Formatic Barcelona. Barcelona. Espanha.

Costa, M.T.; Calisto, M.L.; Machado, A.T.; Santos, Z.; Nunes, S.; Severino, F. (2023, Junho). The Macro Context for Entrepreneurship in Tourism: A Review of Emerging Trends. Neapolis University. Pafos. Chipre. Book of Proceedings: https://papers.academic-conferences.org/index.php/ictr/issue/view/19/22

Calisto, M.L.; Costa, M.T.; Severino, F.; Belo, M.; Machado, A.T.; Rosário, J. (2023, Agosto), Collaborative Tourism Marketing – A New Theoretical Framework. 36th Global Research Conference on Marketing and Entrepreneurship. American Marketing Association, Entrepreneurial Marketing SIG. Hamburgo. Alemanha