h1

<i>FLOW</i>: Enfrentando Obstáculos ao bem-estar na Academia, será a comunicação organizacional um ponto de partida?

FLOW: ENFRENTANDO OBSTÁCULOS AO BEM-ESTAR NA ACADEMIA, SERÁ A COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL UM PONTO DE PARTIDA?

O projeto FLOW: Enfrentando Obstáculos ao bem-estar na Academia, será a comunicação organizacional um ponto de partida? (com referência IPL/IDI&CA2023/FLOW_ESCS) pertence à Linha de Investigação 2 — Comunicação, Estratégias e Criatividade.

Sinopse: Este projeto pretende compreender de que forma as Instituições de Ensino Superior (IES) promovem, através da sua comunicação, o bem-estar dos estudantes, bem como a literacia sobre o mesmo. Através da realização de dois estudos qualitativos, este projeto dá voz aos responsáveis de comunicação e aos estudantes de diversas IES em Portugal.

Financiamento: projeto financiado pelo Instituto Politécnico de Lisboa (IPL)

Coordenador: Prof.ª Doutora Rita Monteiro Mourão (rmourao@escs.ipl.pt)

Estado do Projeto: Ativo

Equipa de investigação:
Cláudia Pacheco (Instituto Politécnico de Portalegre)
Élmano Ricarte (IADE-Universidade Europeia)
Inês Sousa (ISCTE-IUL)
Ivone Ferreira (Universidade NOVA de Lisboa)
Jaime Lourenço (Universidade Autónoma de Lisboa)
Milton Cappelletti (IADE-Universidade Europeia)
Pedro Marques Gomes (ESCS-IPL)
Sandra Miranda (ESCS-IPL)
Sónia Silva (UTAD e Universidade Católica)
Susana Mourão (Universidade Autónoma de Lisboa)

Parceiros:

Federação Académica de Lisboa (FAL)
Grupo de Trabalho (GT) de Jovens Investigadores da SOPCOM (Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação)

Call para o Congresso “Melhor comunicação, mais bem-estar nas Instituições de Ensino Superior”
Data: 23 de maio de 2024
Local: Escola Superior de Comunicação Social

Apresentação de propostas: até ao dia 10 de abril de 2024
Comunicação da decisão: 24 de abril de 2024
Fim do período de inscrição: 5 de maio de 2024

Consulte todas as informações sobre a submissão de propostas, aqui.

Resultados:

• Comunicações:

Mourão, R. Pacheco, C., Gomes, P., Cappelletti, M., & Ricarte, E. (2024). Será a comunicação organizacional promotora de bem-estar nas Instituições de Ensino Superior? Refletindo sobre as opiniões dos estudantes (IPL/IDI&CA2023/FLOW_ESCS) no XIII Congresso da SOPCOM, Universidade do Minho;

Mourão, R., Mourão, S., Miranda, S., Silva, S., & Ferreira, I. (2024). Comunicar para promover o bem-estar: uma análise às estratégias de comunicação das Instituições de Ensino Superior (IES) em Portugal (IPL/IDI&CA2023/FLOW_ESCS) no XIII Congresso da SOPCOM, Universidade do Minho;