h1

AVALIAÇÃO DA ATRATIVIDADE TURÍSTICA DA CIDADE DE LISBOA: SENTIMENTOS & DESEMPENHO, DUAS ABORDAGENS METODOLÓGICAS

O projeto Avaliação da atratividade turística da cidade de Lisboa: Sentimentos & Desempenho, duas abordagens metodológicas pertence à Linha de Investigação 2 — Comunicação, Estratégias e Criatividade.

Sinopse: Obtenção de insights sobre a competitividade da cidade de Lisboa em termos de atratividade enquanto destino turístico através de duas abordagens metodológicas, Análise de Sentimentos (feedback dos turistas sobre museus e monumentos mais visitados de Lisboa) e Modelo Importância/Desempenho (avaliação de importância e desempenho de um conjunto de características de uma cidade como destino turístico).

Financiamento: projeto financiado pelo Instituto Politécnico de Lisboa (IPL)

Coordenador: Prof. Doutor João Rosário (jrosario@escs.ipl.pt)

Estado do Projeto: Concluído

Parcerias:

Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril
Turismo de Portugal, I.P.

Resultados:

• Comunicações:

Calisto, M., Machado, A., Gustavo, N., Gonçalves, R., Rosário, J. (2018, Novembro). Sentiment Analysis in Tourism Location Evaluation: Lisbon monuments and museums case. TMS Algarve 2018: Tourism and Management Studies International Conference. Olhão, Portugal.

Rosário, J., Calisto, M., Machado, A., Gustavo, N., Gonçalves, R. (2019, Maio). Sentiment Analysis of Tourist Online Reviews Concerning Lisbon Cultural Patrimony, as a Contribute to the City Attractiveness Evaluation. ICHTMM 2019: International Conference on Hospitality, Tourism Marketing and Management. Berlim, Alemanha. Disponível em https://publications.waset.org/abstracts/96955/sentiment-analysis-of-tourist-online-reviews-concerning-lisbon-cultural-patrimony-as-a-contribute-to-the-city-attractiveness-evaluation

Machado, A., Rosário, J., Calisto, M., Gustavo, N. (2019, Junho). Lisbon’s Cultural Heritage in the Light of Tourists’ Opinions. ICOT19: International Conference on Tourism: “Tourism into the New Decade: Challenges and Prospects”. Braga, Portugal.