Passar para o conteúdo principal

Publicado: 16.05.2014

Publicado: 16/05/2014

O E2, o programa de televisão da ESCS, transmitiu o 300.º episódio.

Na antena da RTP2 há onze temporadas consecutivas, o primeiro programa do E2 foi para o ar no dia 27 de maio de 2004. Dez anos passados, o programa de televisão da ESCS conquistou, no passado dia 13 de maio, um marco histórico: a emissão do episódio número 300.

[Fotografia] Instalação, à entrada do edifício da ESCS, alusiva ao 300.º episódio do E2.

“Uma fábrica de talentos”

Para o Prof. Doutor André Sendin, produtor executivo do E2, a transmissão de 300 programas “é um registo que nos deixa muito satisfeitos”. O vice-presidente da ESCS define o projeto como um “espaço de experimentação e de criatividade”, no qual os alunos adquirem competências complementares aos seus ciclos de estudos. A criação de uma rede de amizades e o espírito de trabalho em equipa são também características fundamentais do projeto.

No âmbito escolar, o E2 enquadra-se numa lógica de “formação de talento”. André Sendin salienta a “entrega e o entusiasmo” dos inúmeros ex-alunos que, ao longo de dez anos, aprenderam e cresceram no E2.

Dez anos depois

Quando estreou, em 2004, o E2 era um programa diferente daquele que conhecemos hoje. “Os ritmos de produção são completamente diferentes e isso muda a forma de fazer televisão”, afirma André Sendin. O produtor executivo olha para trás e reconhece “uma evolução muito grande e positiva” ao longo das onze temporadas. “O programa tem muito mais qualidade, muito mais ritmo e muito mais dinâmica”, explica. Para André Sendin, hoje em dia, o E2 é um “conceito aumentado”, dado que “há uma forma diferente de dar”. A transmissão tradicional em televisão é complementada com a disponibilização do programa através dos canais online (site, YouTube e Facebook).

Para assinalar o 300.º episódio, o E2 preparou um vídeo com uma seleção de alguns dos momentos mais marcantes destes dez anos de vida.

Veja aqui o best of do E2.