Publicado: 20.01.2021

Duas equipas de estudantes de Jornalismo poderão ver as suas reportagens difundidas em órgãos de comunicação social.

A primeira edição do ReportEU, uma iniciativa da Representação da Comissão Europeia em Portugal em parceria com os Repórteres em Construção (REC), selecionou dois projetos de reportagem de equipas compostas por estudantes de Jornalismo da ESCS e coordenadas por docentes da Escola. Os seis grupos finalistas, provenientes de cinco instituições de Ensino Superior nacionais, terão a oportunidade de desenvolver, entre janeiro e abril, as propostas submetidas, alusivas a temas europeus, sob a mentoria prática de jornalistas profissionais. No final, três trabalhos serão escolhidos pela equipa de mentores e parceiros para serem difundidos no Público, na Renascença e na TVI.

ReportEU
A primeira edição do ReportEU selecionou duas equipas da ESCS.

Confira, abaixo, as equipas da ESCS selecionadas:

Equipa: Ana Rita Silva, Mariana Serrano e Romina Barreto
Professor coordenador: Francisco Sena Santos
Formato: Rádio
Tema: 35 anos de Portugal na União Europeia em seis Gerações, um retrato social

Equipa: Adriana Alves e Diana Gomes
Professora coordenadora: Teresa Abecasis
Formato: Multimédia
Tema: A partir do Bar Europa, uma viagem no tempo pelas diferentes perceções da UE

ReportEU (contexto)

O ReportEU surge com o intuito de dar a oportunidade, a estudantes de Jornalismo e de Comunicação Social do Ensino Superior, de criarem reportagens relevantes e inovadoras sobre temas de dimensão europeia. Esta experiência procura “estimular a interdisciplinaridade, o conhecimento sobre a realidade de outros Estados-Membros e a literacia mediática, especificamente sobre temas europeus”, como refere a página da iniciativa.

Os trabalhos serão submetidos a diversos critérios de avaliação, de entre os quais, a inovação do tema, ângulos e formatos; a relevância; a qualidade de execução e apresentação; o impacto numa maior ligação dos cidadãos à União Europeia; e a inclusão de questões, protagonistas e/ou histórias de pelo menos três Estados-Membros diferentes da EU.