Passar para o conteúdo principal
Submetido por escs a 22 November 2022

O projeto “PES_CE Entre Serras Project, a network of contemporary art in mountain areas”, coordenado pelo Prof. Doutor João Abreu, é financiado no âmbito do programa Europa Criativa.

O projeto de investigação “PES_CE Entre Serras Project, a network of contemporary art in moutain áreas” (PES_CE), coordenado pelo Prof. Doutor João Abreu, foi aprovado, para financiamento, pela Comissão Europeia, no âmbito do Europa Criativa, um programa da União Europeia de apoio exclusivo aos setores culturais e criativos.

Image
Projeto “PES_CE Entre Serras Project”

O projeto, que pertence à Linha de Investigação 1 (Media, Cultura e Tecnologia) da ESCS, resulta de um consórcio de oito entidades portuguesas, francesas e espanholas liderado pelo IPL/ESCS (Município de Castelo Branco, Commune de Digne-les-Bains, Ayuntamiento de Malpartida de Cáceres, Consorcio Museo Vostell Malpartida, Ecole Superieure d'Art Felix Ciccolini Associação, Geopark Estrela e Adxtur – Aldeias de Xisto). Ao longo de três anos, prevê-se o envolvimento de mais de 40 artistas e produtores culturais e de 50 participantes oriundos das comunidades.

O PES_CE visa explorar a articulação de imagens com expressões e práticas artísticas desenvolvidas em paisagens de montanha em regiões de baixa densidade populacional. Com as atividades propostas (residências artísticas, workshops, caminhadas artísticas, exposições, ações com as comunidades, seminários e edição de publicações e recursos online, entre outras) pretende-se iniciar diálogos, reflexões e talvez novos eixos de solidariedade naqueles territórios.