PES_CE: PROJETO ENTRE SERRAS, REDE DE ARTE CONTEMPORÂNEA EM TERRITÓRIOS DE MONTANHA
O projeto PES_CE: Projeto Entre Serras, Rede de Arte Contemporânea em Territórios de Montanha , um projeto Europa Criativa (com referência 101100414-PES_CE), pertence à Linha de Investigação 1 — Media, Cultura e Tecnologia.
Sinopse: As montanhas partilham semelhanças e singularidades independentemente das fronteiras administrativas. O Projeto Entre Serras (PES_CE) explora a articulação da imagem com outras práticas artísticas, com foco na experimentação da paisagem de montanha, regiões caracteristicamente de baixa densidade populacional. Entre o esquecimento do passado e o impulso de regresso à terra, as montanhas são simultaneamente um campo de observação privilegiado e uma metáfora relevante para questionarmos os desafios que compõem o amanhã. À luz da pós-modernidade e da crise climática, o projeto constitui-se como uma rede de arte contemporânea que reflete sobre o modo como afetamos e somos afetados pelos ecossistemas a que pertencemos. O projeto visa iniciar um diálogo, uma reflexão e, eventualmente, gerar novos eixos de solidariedade.
Financiamento: projeto financiado pela Comissão Europeia ao abrigo do Programa Europa Criativa
Coordenador: Prof. Especialista Ricardo Pereira Rodrigues (rprodrigues@escs.ipl.pt)
Estado do Projeto: Ativo
Atividades: 6 residências (artistas consagrados e convocatórias abertas), oficinas (com artistas, estudantes de arte, produtores culturais e comunidades locais), 1 caminhada artística, 3 encontros, 3 exposições, 3 seminários, 1 Sistema de Informação Geográfica, 1 base de dados de artistas, 1 livro, 1 edição da revista de arte Mésozoaires.
Resultados esperados: retratos criativos do território para sensibilização ambiental, mobilidade e cocriação de artistas europeus, exposições em três países europeus, aproximação das comunidades locais à arte contemporânea e às práticas sensoriais, intercâmbio internacional e formação de produtores culturais, introdução da arte contemporânea na agenda das organizações locais, seminários sobre arte nas montanhas europeias, mapeamento digital da arte em montanhas europeias, criação de rede artística para as montanhas europeias, livro e edição especial da revista Mésozoaires.
O PES_CE envolve: 3 países, 8 parceiros, mais de 20 artistas, mais de 20 produtores culturais, mais de 300 participantes diretos da comunidade, além de um número indefinido de utilizadores das plataformas digitais, visitantes das exposições e leitores do livro/revista.
Parceiros:
Politécnico de Lisboa (PT) – Coordenação
ADXTUR – Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto (PT)
Associação Geopark Estrela (AGE) (PT)
CAIRN – Município de Digne-les-Bain (FR)
Câmara Municipal de Castelo Branco – Fábrica da Criatividade (PT)
Centro de Vías Pecuarias – Ayuntamiento de Malpartida de Cáceres (CVP/AMC) (ES)
ESAAIX – École Supérieur d'Art d'Aix-en-Provence (FR)
MVM – Museo Vostell Malpartida (ES)
