Publicado: 29.06.2021

Mário Mesquita, jornalista e docente aposentado da ESCS, é homenageado no livro “A Liberdade por Princípio: Estudos e testemunhos em homenagem a Mário Mesquita”.

A obra “A Liberdade por Princípio: Estudos e testemunhos em homenagem a Mário Mesquita” foi apresentada, no passado dia 15 de junho, na Fundação Calouste Gulbenkian. O evento foi transmitido, em direto, na página da Facebook da Edições Tinta da China. Pedro Marques Gomes, docente da ESCS, é um dos coordenadores do livro que homenageia o jornalista e docente aposentado Mário Mesquita, que deu aulas na ESCS durante 18 anos. A obra conta, ainda, com o contributo de vários docentes da Escola, de entre os quais Anabela de Sousa Lopes, Fátima Lopes Cardoso, Filipa Subtil, Isabel Simões-Ferreira, João Manuel Rocha, Maria Inácia Rezola e Maria José Mata.

Professor e livro
Mário Mesquita, jornalista e docente aposentado da ESCS, foi homenageado no livro “A Liberdade por Princípio: Estudos e testemunhos em homenagem a Mário Mesquita".

Após a aposentação de Mário Mesquita, em 2019, aos 70 anos de idade, um grupo de académicos convidou investigadores do Ensino Superior a darem o seu contributo para o livro. “A Liberdade por Princípio” aborda o percurso do atual vice-presidente da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), “desde as lutas que travou contra a ditadura até à construção do Portugal democrático, do qual foi um participante ativo, passando pelos jornais de que foi diretor e, também, pelas temáticas a que se dedicou enquanto investigador e docente universitário”, explica o Prof. Doutor Pedro Marques Gomes. O livro reúne ensaios sobre o percurso do homenageado, trabalhos sobre as temáticas às quais se dedicou, relacionadas com os media, o Jornalismo e a História de Portugal e, em particular, dos Açores, de onde é natural, uma série de testemunhos de diversas figuras e uma entrevista ao próprio, conduzida pela Prof.ª Doutora Anabela de Sousa Lopes, intitulada "A cultura de debate é inerente à democracia". O objetivo é fazer "uma homenagem a esta figura ímpar do jornalismo e da academia portugueses que é o Prof. Mário Mesquita, oferecendo-lhe um livro com um conjunto de textos que se pretende que seja também um contributo para pensar os media e o jornalismo", assegura Marques Gomes.

Saiba mais sobre Mário Mesquita, na sua nota biográfica, disponível no site da ERC.