Publicado: 25.10.2022

Vera Moutinho, docente da ESCS e jornalista do PÚBLICO, é coautora da reportagem vencedora da 2.ª edição do Prémio de Jornalismo EIT Food.

A reportagem multimédia “Como iremos fazer agricultura num futuro com menor água?”, assinada por Vera Moutinho e a colega Alexandra Prado Coelho, foi a vencedora da 2.ª edição do Prémio de Jornalismo EIT Food. As jornalistas do PÚBLICO partilharam o 1.º lugar do pódio com Mafalda Gameiro, jornalista da RTP, autora da reportagem “Entre a abundância e a escassez”. A cerimónia de entrega dos prémios decorreu, no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, no passado dia 16 de outubro, data em que se assinalou o Dia Mundial da Alimentação.

A Prof.ª Vera Moutinho assinou o Vídeo do trabalho vencedor, o qual foi publicado, a 22 de abril deste ano, na secção de ambiente do PÚBLICO. Citando o júri do Prémio EIT Food, as jornalistas premiadas “destacaram-se pela forma como traçaram o retrato do que será a agricultura no nosso país num futuro com menos água”.

Vera Moutinho e Alexandra Prado Coelho
A Prof.ª Vera Moutinho (à esq.) e a colega do PÚBLICO Alexandra Prado Coelho venceram a 2.ª edição do Prémio de Jornalismo EIT Food.

Vera Moutinho é licenciada em Jornalismo, pela ESCS, e integra o corpo docente da instituição, lecionando unidades curriculares na área do jornalismo multimédia. Esta não é a primeira vez que a docente da Escola vê o seu trabalho distinguido: venceu o Prémio Televisão no CineEco (2020) e o Prémio de Comunicação “Pela Diversidade Cultural” do Alto Comissariado Para as Migrações (2016), recebeu a Medalha de Bronze na categoria Melhor Vídeo do concurso internacional ÑH2016 (2016) e a Menção Honrosa na 18.ª edição do Prémio AMI – Jornalismo Contra a Indiferença (2016), venceu o Prémio Dignitas na categoria Jornalismo Digital (2015) e foi distinguida nos prémios ibéricos ÑH (2014).

É de referir que, na Infografia da reportagem, encontramos outro nome familiar: Cátia Mendonça, também docente da ESCS e mestre em Audiovisual e Multimédia.

O Prémio de Jornalismo EIT Food, organizado pela EIT Food, iniciativa de inovação alimentar líder na Europa, em parceria com o Sindicato dos Jornalistas, visa reconhecer e incentivar os trabalhos que contribuem para a sensibilização da sociedade e para a difusão dos valores associados à inovação e sustentabilidade agroalimentar.

Fotografia: PÚBLICO/DR