Publicado: 29.10.2020

Vera Moutinho, jornalista multimédia no Público e docente da ESCS, conquistou o “Prémio Televisão” no 26.º Festival CineEco.

O documentário “Anna mergulha no lixo para combater o desperdício alimentar”, assinado por Vera Moutinho, jornalista multimédia no Público e docente da ESCS, venceu o “Prémio Televisão”, na Competição de Séries e Reportagens Televisivas, do CineEco – Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela.

O trabalho distinguido aborda a questão do dumpster diving, através da protagonista Anna Masiello, que resgata comida deitada fora por supermercados, de forma a combater o desperdício alimentar. O documentário foi realizado, para o jornal Público, em 2019.

Vera Moutinho é licenciada em Jornalismo pela ESCS. Nos últimos anos, tem vindo a ser distinguida, a nível nacional e internacional. Destacam-se os Prémios de Comunicação Pela Diversidade Cultural (2016), a medalha de bronze no concurso internacional ÑH2016 (2016), a menção honrosa no 18.º Prémio “Jornalismo Contra a Indiferença” (2016) e o prémio de Jornalismo Digital no Prémio Dignitas (2015).

Vera Moutinho vence prémio CineEco
“Anna mergulha no lixo para combater o desperdício alimentar” aborda a temática do dumpster diving.

O CineEco decorre, anualmente, em Seia, durante o mês de outubro, sendo o único festival português dedicado à temática ambiental. Entre os dias 10 e 17 de outubro, para além da secção competitiva, o certame apresentou conferências, concertos, workshops e exposições.