Publicado: 12.09.2013

Em semana de matrículas, procurámos saber junto dos nossos caloiros o que os motivou a escolher a ESCS como primeira opção de candidatura para prosseguirem os seus estudos.

O ingresso no ensino superior não se resume apenas à escolha de uma instituição académica. A localização geográfica, o gosto pessoal, as atividades extracurriculares ou uma futura profissão são fatores a ter em conta pelos caloiros que iniciam mais um importante passo na sua formação. De realçar que a maior parte dos candidatos escolhe mais que um curso lecionado na ESCS quando preenche a ficha de candidatura de acesso ao ensino superior, o que faz com que a nossa Escola seja uma das instituições na área da Comunicação mais procuradas a nível nacional.

Cátia Correia, 18 anos

Torres Vedras

Audiovisual e Multimédia

O ingresso na ESCS foi, desde o início, uma decisão influenciada por uma visita às instalações da Escola, ainda Cátia frequentava o ensino secundário. A aluna ficou fascinada com as infraestruturas e recursos oferecidos aos estudantes. Esse primeiro contacto, conversas com ex-alunos “que falaram muito bem da Escola” e “o reconhecimento da ESCS como uma instituição de referência na área da Comunicação” foram razões suficientes para colocar o curso de Audiovisual e Multimédia como primeira opção. A aluna pretende, no futuro, tirar um mestrado e “trabalhar na área do Audiovisual”.

Tiago Varzim, 18 anos

Barcelos

Jornalismo

“O gosto pela escrita, a vontade de saber mais e explorar novos assuntos” foram determinantes na escolha do curso que Tiago pretendia para seguir a sua formação académica. Após uma pesquisa exaustiva na internet sobre as várias ofertas de cursos de Jornalismo e Ciências da Comunicação, o aluno optou por colocar a ESCS como primeira opção. A conjugação entre “a parte teórica e uma boa componente prática e técnica” do curso e as atividades extracurriculares “onde os alunos podem ganhar experiência” foram decisivas na escolha da ESCS. Tiago espera “conseguir boas notas” no final da licenciatura, “ganhar experiência em rádio, televisão e imprensa”, arranjar um bom estágio e conseguir emprego como jornalista.

Jorge Fortes, 18 anos

Camarate

Publicidade e Marketing

Jorge teve conhecimento da Escola por intermédio de uma professora do ensino secundário, que aconselhou a ESCS e o curso de Publicidade e Marketing para seguir os seus estudos. “Era uma paixão de longa data”, revelou o aluno, que teve como grande motivação o facto de ser uma área que envolve criatividade. Escolheu a ESCS como primeira opção “porque esta Escola oferecia Publicidade e Marketing no mesmo curso. Foi também o que me pareceu mais completo”, mencionou. Depois de terminar a licenciatura, Jorge planeia seguir um mestrado em Gestão de Marketing e, de seguida, entrar para o mercado de trabalho.

Rafaela Ramos, 18 anos

Almada

Relações Públicas e Comunicação Empresarial

Desde muito nova que “o gosto pela comunicação” fez com que Rafaela se candidatasse a vários cursos de Relações Públicas. A aluna fez uma pesquisa na internet e gostou do plano de estudos da licenciatura em Relações Públicas e Comunicação Empresarial. “Pareceu bem estruturado e correspondia às minhas expetativas”, disse. A ESCS foi a sua primeira opção académica “por ser uma instituição de renome na área da Comunicação”. Outro fator determinante foi o facto de “a Escola estar muito bem localizada na área de Lisboa”. Como perspetivas futuras, Rafaela espera acabar a licenciatura com uma boa média final e conseguir um estágio na área.