Publicado: 08.09.2017

Criado por escsianos, o (Z)Hero é um projeto de produção de conteúdos relacionados com a temática do empreendedorismo.

André de Albuquerque, recém-licenciado em Publicidade e Marketing (PM) e fundador da Bright Lisbon Agency, é o mentor do (Z)Hero, um projeto que partilha com os, também, escsianos Catarina Rosa (Audiovisual e Multimédia – AM), Mariana Cabecinha (AM), João Parra (Relações Públicas e Comunicação Empresarial) e Rui Nogueira, o único membro que não pertence à ESCS. André pensou nesta plataforma como uma maneira de “conseguir chegar a mais pessoas dentro do ecossistema das startups” e, consequentemente, aprender com elas, criar relações pessoais e “mexer-se melhor” no meio.

Para já, o (Z)Hero trata-se de um podcast semanal com conversas informais a figuras ligadas ao empreendedorismo, no entanto, o objetivo passa por diversificar os conteúdos. O site conta já com algumas entrevistas, das quais fazem parte nomes como Luís Madureira (Partner Uberbrands e docente na ESCS) e Cristina Fonseca (co-fundadora da Talkdesk), entre outras. “No estrangeiro, há inúmeros podcasts semelhantes, mas portugueses e em português não havia nada de relevante”, explicam os jovens, que pretendem mostrar às pessoas “que há muito mais do que criar startups e levantar milhões de euros de investimento”, e dar a conhecer outros empreendedores, para além dos poucos que todos conhecem. A equipa acredita ter criado um projeto que poderá vir a ser uma referência sobre o tema. “A médio prazo, queremos chegar aos principais empreendedores nacionais e eventos em língua lusófona e, até, quem sabe, chegar a ir ao Web Summit e poder entrevistar algumas pessoas lá”, confessam.

No futuro, gostariam de conseguir falar com figuras cujo trabalho vai para além do empreendedorismo, como funcionários do Governo ou investidores. Agora que as férias terminaram, os jovens revelam que têm já algumas entrevistas prontas para serem partilhadas. “Podemos dizer que temos um empreendedor bastante mediático, muito próximo dos estudantes, e um investidor internacional que muita gente já viu na televisão”, desvendam.

*Fotografia gentilmente cedida pela equipa do (Z)Hero.