Publicado: 24.06.2016

Os escsianos Gonçalo Ribeirinho dos Santos e Rita Santos são, respetivamente, os responsáveis pelas redes sociais e pelo e-mail marketing e merchandising da Uniplaces, a empresa vencedora na categoria Digital, dos Prémios Marketeer 2016.

A Uniplaces é uma plataforma online, criada em 2013, cujo objetivo visa facilitar a reserva de alojamento para estudantes universitários. Gonçalo Ribeirinho dos Santos e Rita Santos são licenciados em Publicidade e Marketing (PM), pela ESCS, e asseguram dois dos quatro pilares que constituem a equipa de Brand e pelos quais a presença digital da marca é definida: as redes sociais e o e-mail marketing, que, em conjunto com as vertentes de design e de content marketing, valeram à Uniplaces o prémio de melhor marca digital, na última edição dos Prémios Marketeer. A competição distingue, anualmente, os melhores trabalhos e os melhores profissionais nas áreas do Marketing, da Publicidade e da Comunicação, em Portugal.

Rita Santos e Gonçalo Ribeirinho dos Santos são, respetivamente, a responsável pelo e-mail marketing e merchandising e o responsável pelas redes sociais da Uniplaces.

Os escsianos ressalvam que, apesar da presença digital da marca depender muito das suas funções, foi o trabalho de toda a equipa que conquistou o prémio. “Tudo funciona como um todo, pois só esta interligação e integração pode construir uma marca forte”, explica Gonçalo.

MC_uniplacesteam027_250

Rita Santos começou a trabalhar na Uniplaces em agosto de 2013, quando terminou o curso. Nessa altura, a empresa era, ainda, uma startup com menos de dez pessoas. Hoje em dia, é a terceira mais antiga de uma equipa de mais de 140 colaboradores. Em três anos, já teve a oportunidade de fazer “um pouco de tudo”, mas é, há cerca de ano e meio, membro da equipa de Content, sendo a responsável pelo e-mail marketing e merchandising. A ex-aluna trata de “toda a comunicação feita com os estudantes e senhorios” e do merchandising da empresa, desde o planeamento dos materiais ao contacto com os fornecedores.

MC_uniplacesteam080_250

Por seu lado, Gonçalo Ribeirinho dos Santos chegou à empresa no final de novembro de 2013, como copywriter (ao mesmo tempo que iniciava o 2.º ano da licenciatura). O escsiano refere que “sempre quis ter a certeza de que evoluía o mais rapidamente possível e de que investia o [meu] tempo e esforço em aprender” e que, desta forma, trabalhar e estudar em simultâneo seria um bom desafio. Tal como a colega, também Gonçalo passou por diversas funções na Uniplaces, sendo, agora, o responsável pela presença da empresa nas redes sociais, o que “envolve a criação do conteúdo e da estratégia e o investimento nos conteúdos online”.

A formação escsiana

Rita destaca o impacto que a componente prática do curso teve na sua vida pessoal e profissional. “Para mim, é, sem dúvida, a grande mais-valia da ESCS. Nós saímos [da Escola] a saber fazer; prontos para aprender ainda mais e com uma mentalidade bastante desenrascada”, refere.

Já Gonçalo salienta o contributo do corpo docente para a sua preparação profissional, destacando os professores Ana Teresa Machado, João Barros, Samuel Carvalho e Sandra Miranda como aqueles que mais contribuíram para o seu crescimento. Para além da formação escsiana, Gonçalo enfatiza, também, “a ambição dos alunos [da Escola] em querer continuar a aprender todos os dias”.

Fotografias gentilmente cedidas por Gonçalo Ribeirinho dos Santos e Rita Santos.