Publicado: 27.11.2013

Publicado: 29/11/2013

Realizou-se no dia 28 de novembro, a cerimónia de entrega dos prémios da 2.ª edição do concurso Prémios Tripla.

O tema da edição de 2013 dos Prémios Tripla foi “Eu posso mudar o mundo”. Entre candidaturas individuais e de grupo, concorreram às três categorias da prova 30 peças audiovisuais. A iniciativa, promovida no âmbito de uma parceria entre a ESCS e a Fundação EDP, tem como objetivo fomentar nos jovens uma cidadania solidária e responsável, através da conceção e desenvolvimento de mensagens audiovisuais.

[Fotografia] Da esq. para a dir.: Prof. Doutor Jorge Veríssimo, Prof. Doutor Jorge Souto, Dr.ª Cristina Amaro e Dr.ª Catarina Seixas.

Entrega dos prémios

A apresentação da cerimónia esteve a cargo da Dr.ª Cristina Amaro, licenciada em Publicidade e Marketing pela ESCS e apresentadora do programa Imagens de Marca. Estiveram também presentes o Prof. Doutor Jorge Veríssimo, Presidente da ESCS, a Dr.ª Catarina Seixas, diretora de comunicação da Fundação EDP, o Prof. Doutor Jorge Souto, coordenador dos Prémios Tripla, diretor do Mestrado em Audiovisual e Multimédia e presidente do júri, e o Prof. Pedro Lopes, docente na ESCS e diretor de conteúdos da produtora SP Televisão. A Dr.ª Cristina Amaro mostrou-se muito agradada em voltar à ESCS, por fazer parte desta iniciativa e disse estar “surpresa” com a qualidade dos projetos a concurso. “Houve momentos em que me esqueci que estava a ver trabalhos de alunos, alguns deles de 1.º ano”. A apresentadora deu os parabéns a todos os participantes, destacando o facto de estes serem “jovens talentos que mostram muita qualidade, vontade e empenho”. Na sua intervenção, o Prof. Doutor Jorge Veríssimo agradeceu a presença de todos e deixou uma palavra de apreço à Dr.ª Catarina Seixas, pelo apoio que a Fundação EDP tem dado à iniciativa e à Dr.ª Cristina Amaro, “exemplo de profissionalismo do que é um ex-aluno da Escola e pelo papel fundamental na abertura de portas do mercado de trabalho aos ex-alunos”. O Presidente da ESCS congratulou ainda o Prof. Doutor Jorge Souto, o Prof. Pedro Lopes e todo o grupo de trabalho dos Prémios Tripla, pelo contributo para a manutenção e realização deste evento audiovisual na Escola. Os alunos premiados destacaram a iniciativa pelo reconhecimento do valor dos seus trabalhos e pela confiança que estes prémios lhes dá para continuar a fazer mais e melhor.

[Fotografia] Plateia bem composta e ansiosa pelos resultados finais.

Comunicar por boas causas

A Prof.ª Inês Guilherme, coordenadora da equipa de produção e docente na ESCS, ficou com a perceção de que a qualidade média dos trabalhos, alguns feitos especificamente para o concurso, subiu em relação aos projetos do ano anterior. Para a docente, este concurso “é uma forma de os alunos poderem ampliar o alcance e reconhecimento das suas narrativas audiovisuais”. Segundo o Prof. Doutor Jorge Souto, este tipo de projetos “coloca os estudantes perante questões de cidadania essenciais para a sua formação como pessoas” e, ao mesmo tempo, permite-lhes “exercitar a criatividade e as competências concetuais e práticas adquiridas nos seus cursos.” Os dois docentes quiseram ainda salientar o contributo da Direção da Escola e a colaboração da restante equipa de produção, Miguel Pimenta, aluno do 3.º ano do curso de Audiovisual e Multimédia (AM) e a ex-aluna Bruna Pereira, licenciada em AM. “Os Prémios Tripla ocorrem em paralelo com os seus compromissos académicos e profissionais. Foram pessoas bastante empenhadas, com as quais pude sempre contar”, mencionou a Prof.ª Inês Guilherme.

Projetos selecionados

Os critérios avaliados para a atribuição dos prémios foram: a adequação ao objetivo; guião e estrutura da mensagem; qualidade técnica de imagem e som; criatividade. Como revelou o Prof. Doutor Jorge Souto, “este ano a escolha não foi fácil, a qualidade dos trabalhos subiu bastante e isso deixa a Escola e os alunos de parabéns.”

Estes foram os trabalhos vencedores e menções honrosas escolhidos pelo júri:

Categoria ? 30 segundos

Vencedor: “All it takes is a shoe"

de Rita Seabra Domingos (Audiovisual e Multimédia; 2.º Ano)

Categoria ? 3 minutos

Vencedor: “Terra dos Sonhos”

de Ana Nunes, Ana Pinheiro e Catarina Laranjeiro (Audiovisual e Multimédia; 3.º Ano)

Menções honrosas:

“WWOOF”

de Afonso Ferreira e Fábio Gonçalves (Audiovisual e Multimédia; 3.º Ano)

“Roldana”

de Carolina Ribeiro, Jerónimo Salero, Samuel Meneses e Tiago Alves (Audiovisual e Multimédia; 3.º Ano)