Publicado: 24.05.2013

Decorreu, no passado dia 20 de maio, na ESCS, o lançamento do livro “Marketing para Estudantes de Comunicação - Pesquisa, Estratégia e Avaliação com casos práticos”.

O livro “Marketing para Estudantes de Comunicação” é uma obra coletiva de uma equipa de autores com uma vasta experiência em diversas áreas do marketing. A coordenação ficou a cargo de Raquel Barbosa Ribeiro e os autores são: Ana Luísa Reis, Caterina Foà, Paulo Farias Rodrigues (docente na ESCS), Sofia Branquinho Alves e Sónia Pedroso Sebastião.

[Fotografia] Da esq para a dta: Caterina Foà, Jorge Veríssimo, Raquel Barbosa Ribeiro, Paulo Farias Rodrigues e Sofia Branquinho Alves.

Autores com uma vasta experiência

A cerimónia foi presidida pelo Prof. Doutor Jorge Veríssimo, Presidente da ESCS. “O lançamento deste livro vem na esteira da estratégia da Escola em divulgar publicamente os trabalhos científicos produzidos pelos nossos docentes, neste caso o Prof. Dr. Paulo Farias Rodrigues”, referiu. A coordenadora da obra apresentou a equipa de docentes e alunos que trabalhou no livro e abordou a génese do mesmo. “O intuito é proporcionar aos estudantes de Comunicação uma formação em marketing que lhes dê as ferramentas necessárias para compreender o enquadramento da área em que estão a trabalhar e que simultaneamente os faça sentir confortáveis e com vontade de aprender mais”. Para o Prof. Dr. Paulo Farias Rodrigues, esta obra serve para que “as pessoas consigam perceber o trabalho e a perspetiva de um marketeer, quando elabora as suas campanhas, e não ter só a perspetiva do consumidor. Em mercados mais sofisticados é importante saber quais são os direitos do consumidor e quem regulamenta o quê. Foi dentro desta pesquisa que desenvolvemos este livro”, explicou o docente.

Tema atual e pertinente

Este é um livro com interesse para os cursos lecionados na ESCS, uma vez que se destina a estudantes, professores e profissionais na área da Comunicação Estratégica. Nas suas 411 páginas, para além dos conteúdos curriculares, a obra apresenta oito exercícios práticos resolvidos. Engloba seis case studies e planos de marketing desenvolvidos e aplicados a diferentes realidades. “Esta é uma obra imprescindível para qualquer pessoa que precise de saber o que é o marketing”, disse a Prof.ª Dr.ª Raquel Barbosa Ribeiro. O Presidente da ESCS recomendou o livro aos estudantes da Escola. “Aconselho os nossos alunos de licenciatura e mestrado, que trabalhem nas áreas do marketing, a lerem este livro e que o utilizem como manual e como ferramenta para os seus trabalhos e para as suas disciplinas”, concluiu.