Publicado: 09.08.2013

“O ciclo de estudos deve ser acreditado”. Eis a recomendação final que a Comissão de Avaliação Externa propôs à Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) em relação a quatro cursos lecionados na ESCS.

Nos passados dias 30 e 31 de janeiro, a ESCS recebeu a visita de uma Comissão de Avaliação Externa (CAE) da A3ES com o objetivo de avaliar 2 cursos de licenciatura (Publicidade e Marketing e Relações Públicas e Comunicação Empresarial) e outros 2 de mestrado (Gestão Estratégica das Relações Públicas e Publicidade e Marketing). A Escola recebe agora, com satisfação, a notícia de que os 4 cursos foram avaliados de forma favorável. Para dar o processo por encerrado, fica a faltar o parecer final da própria A3ES que, em caso positivo, a acreditação será válida por 5 anos (o máximo possível).

O processo de avaliação dos cursos decorre desde fevereiro de 2012 e mobilizou a comunidade escolar. “Toda a gente deu o seu contributo”, enfatiza o Presidente da ESCS. Para o Prof. Doutor Jorge Veríssimo, este reconhecimento, por parte da CAE, traduz-se num sentimento de dever cumprido. “Aquilo que pretendíamos era que a avaliação fosse a máxima [acreditação por 5 anos] e foi isso que aconteceu”. Para a Escola, a certificação dos cursos representa a confirmação do projeto da instituição: “qualidade e excelência” do ensino com o intuito de proporcionar “uma boa formação nas áreas da comunicação”, reitera o Presidente.

As conclusões da CAE foram transversais em relação aos ciclos de estudos avaliados. A Comissão fez referência à “qualidade das instalações e equipamentos” à disposição do funcionamento dos cursos. Os avaliadores destacaram, ainda, a “cultura de proximidade e de diálogo” existente entre os alunos e as estruturas da Escola. O corpo docente que “combina bem as vertentes académica e empresarial”, a “satisfatória” empregabilidade dos alunos e as “intensas” ligações dos cursos ao mundo empresarial foram outros aspetos mencionados nos relatórios de avaliação.

É de referir que estão, neste momento, a decorrer os processo de avaliação dos cursos de licenciatura e mestrado em Jornalismo, tendo-se realizado, nos dias 19 e 20 de junho, a visita da CAE à Escola. Está previsto, ainda, que os cursos de licenciatura e mestrado em Audiovisual e Multimédia venham a ser avaliados em 2015.