Publicado: 07.12.2021

O projeto de investigação Academia da Leitura do Mundo: o jornalismo, a comunicação e eu esteve, em destaque, na Gulbenkian Education Summit, tendo recebido duas distinções.

No passado dia 27 de novembro, a Fundação Calouste Gulbenkian (FCG) acolheu a Gulbenkian Education Summit. O evento, que decorreu no âmbito do programa Academias do Conhecimento, promovido por aquela fundação, visou a apresentação dos resultados da iniciativa.
O projeto Academia da Leitura do Mundo: o jornalismo, a comunicação e eu, coordenado pela Prof.ª Doutora Fernanda Bonacho e que integra a rede nacional de academias da Gulbenkian, recebeu duas distinções.

Gulbenkian Education Summit
As estudantes Carolina Figueiras (da ESCS), Eduarda Gouveia e Joana Melo (ESQP/UBI), da Academia da Leitura do Mundo, integram o grupo de estudantes premiado pela iniciativa Gulbenkian 25 < 25.
Fotografia gentilmente cedida pela Prof.ª Doutora Fernanda Bonacho

Gulbenkian 25 < 25

Carolina Figueiras
A estudante Carolina Figueiras recebeu uma bolsa Gulbenkian.

No âmbito das Academias do Conhecimento, a FCG, em parceria com a organização internacional sem fins lucrativos Ashoka, promoveu a iniciativa Gulbenkian 25 < 25, na qual foram selecionados 25 jovens com menos de 25 anos que apresentaram ideias que visam mudar a sociedade e contribuir para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, nas seguintes áreas: Saúde e Bem-Estar, Paz e Coesão Social, Sustentabilidade, Economia Circular e Tecnologia e Humanidade.

Carolina Figueiras, estudante do mestrado em Jornalismo, subiu ao palco para apresentar a sua ideia sobre a temática Paz e Coesão Social e foi distinguida como um dos 25 jovens transformadores, recebendo uma bolsa Gulbenkian de apoio individual.

Por sua vez, o projeto Change for Quality, desenvolvido por duas estudantes da Universidade da Beira Interior, uma das entidades parceiras da Academia da Leitura do Mundo, foi, também, destacado pelo seu potencial diferenciador e será, agora, apoiado pela Ashoka.

Uma experiência no mundo da Comunicação

Academia da Leitura do Mundo
A Academia da Leitura do Mundo junta estudantes dos ensinos secundário e superior.

As Academias Gulbenkian do Conhecimento visam, desde 2018, promover o desenvolvimento de competências sociais e emocionais de crianças e jovens até aos 25 anos, com vista à resolução de problemas em contextos complexos, de forma a prepará-los a nível pessoal e profissional. A segunda edição do concurso selecionou, em 2019, o projeto Academia da Leitura do Mundo: o jornalismo, a comunicação e eu, que recebeu um financiamento. Este projeto de investigação da ESCS tem como objetivo criar um espaço de promoção de competências para dizer e compreender o mundo, ser consciente e ativo em sociedade, através de uma experiência imersiva no mundo da Comunicação Social. Como refere o Prof. Francisco Sena Santos, um dos docentes que integra o projeto, “esta nossa Academia junta jornalistas, profissionais dos ofícios da comunicação e da criação, professores e estudantes do [ensino] secundário e do superior. Cruza gerações. Ajuda-nos a saber ver e entender melhor o que está à nossa volta, perto e longe. E a dar a compreender.”

Placa Academias Gulbenkian do Conhecimento
Na Gulbenkian Education Summit, a Escola recebeu uma placa representativa da sua participação nas Academias Gulbenkian do Conhecimento.

Fotografias gentilmente cedidas pela Prof. Doutora Fernanda Bonacho