Publicado: 11.07.2019

No âmbito da terceira edição da Academia Politécnico LX, 52 estudantes do Ensino Secundário realizaram atividades nos Estúdios de Televisão da ESCS.

O Politécnico de Lisboa (IPL) e a Fórum Estudante trouxeram cinquenta e dois estudantes do Ensino Secundário de todo o país até Lisboa para a terceira edição da Academia Politécnico LX. Durante uma semana (8 a 12 de julho), os jovens têm a oportunidade de participar em atividades, dentro e fora das unidades orgânicas do Instituto, de forma a conhecerem, na prática, a oferta formativa e, também, explorarem a capital. A ESCS não ficou de fora da iniciativa, contribuindo com uma visita aos Estúdios de Televisão da Escola, onde os estudantes puseram as mãos na massa. No âmbito da área da Comunicação, os participantes visitaram, também, o Grupo Renascença Multimédia.

No ar!

Na ESCS, os jovens foram recebidos, no Auditório Vítor Macieira, pelas vice-presidentes da Escola. Na sessão de acolhimento, a Prof.ª Doutora Sandra Miranda fez uma breve apresentação da Escola, no que diz respeito à oferta formativa, atividades extracurriculares, investigação e programas de mobilidade.

Nos dois Estúdios de Televisão da Escola, os participantes experimentaram as diversas funções que existem nestes espaços: fizeram entrevistas, leram o teleponto, operaram as câmaras e realizaram as gravações.

Os estudantes da Academia Politécnico LX visitaram, ainda, os vários estúdios de Rádio e a redação do Grupo Renascença Multimédia, sob a orientação de Letícia Pinheiro, da Direção de Marketing e Comunicação. Na Rádio, conversaram com os profissionais que estão por detrás dos microfones e, até, fizeram uma pequena participação no programa de Paulino Coelho, da Rádio Renascença, e no Snooze, da Mega Hits.

Testemunhos

Rúben Matos participou na iniciativa no ano passado e regressou, este ano, como repórter da Fórum Estudante. Em 2018, o jovem deu nas vistas pelo seu à-vontade nas atividades jornalísticas e, por isso, foi convidado pela organização para fazer a cobertura da semana, que é disponibilizada, diariamente, nas plataformas online da Fórum Estudante e do IPL. Rúben conta que a experiência está a ser “gratificante”, apesar de não ser um “trabalho fácil”, devido aos “dias longos, com muitas atividades”. Contudo, “é bom ver que o resultado final valeu o esforço”, afirma o estudante, que vai candidatar-se ao curso de licenciatura em Jornalismo, na ESCS, já neste ano letivo.

Alguns dos participantes também demonstraram interesse pelas áreas de estudo da Escola. Beatriz Santos, de Rio de Mouro, foi uma das estudantes que decidiu inscrever-se na Academia Politécnico LX, devido ao seu interesse pela vertente da Comunicação. “É a iniciativa perfeita para eu saber se é mesmo aquilo que quero e aprofundar conhecimentos”, considera. Após passar pelos Estúdios da ESCS, a jovem, que está interessada na licenciatura em Audiovisual e Multimédia, conclui que esta é, de facto, “a área indicada” para si, uma vez que gosta “muito de comunicar e passar a mensagem para as pessoas”.

Por sua vez, Bernardo Saglimbeni, de Oeiras, tem interesse nos cursos de Publicidade e Marketing, em primeiro lugar, e de Relações Públicas e Comunicação Empresarial, em segundo. O estudante diz que a iniciativa da ESCS foi “muito interessante e espetacular” e que gostou “muito da Escola, no geral”, sublinhando que “está muito bem equipada”. Bernardo considera que a Academia Politécnico LX “é uma grande experiência" e agradece ao Politécnico pela oportunidade.