Passar para o conteúdo principal

Publicado: 07.02.2014

Publicado: 07/02/2014

Campanha de comunicação liderada pelo docente João Duarte foi premiada na categoria Energy nos European Excellence Awards.

O projeto Enel Lab – Energy Changer Competition foi distinguido na última edição dos European Excellence Awards, tendo conquistado o primeiro lugar na categoria Energy. Os prémios têm como objetivo reconhecer os melhores exemplos de campanhas de comunicação e relações públicas desenvolvidas a nível europeu. A iniciativa do Grupo Enel, empresa do setor energético, foi liderada por João Duarte, Diretor da Agência de Comunicação Ibérica do Grupo Enel e docente na ESCS. Para o professor, o galardão representa “um motivo de grande orgulho e de satisfação pessoal e profissional”.

O projeto premiado

A iniciativa Enel Lab – Energy Changer Competition assenta numa premissa de aposta em valores de sustentabilidade e de inovação. Nas palavras de João Duarte, pretendia-se “apoiar startups inovadoras e com projetos de negócio ligados à área das tecnologias limpas na indústria da energia”. O Grupo Enel recebeu mais de 200 candidaturas e já financiou sete. Para o júri dos European Excellence Awards, a campanha de comunicação levada a cabo pelo Grupo Enel foi a mais relevante do ponto de vista social, facto que acabou por lhe valer a vitória. Para o docente, o planeamento de uma estratégia de comunicação articulada para o lançamento do concurso “foi apreciado” e “motivou a decisão” do júri.

O papel de líder

João Duarte encabeçou a equipa de comunicação do projeto. O seu papel passou por coordenar toda a estratégia de comunicação. “Desde as primeiras fases do planeamento estratégico e definição do modelo de concurso, até à implementação e acompanhamento das ações de comunicação planeadas”, conta.

Enquanto Diretor da Agência de Comunicação Ibérica, João Duarte lidera, a partir de Roma (onde se encontra sediada a empresa), uma estrutura que tem como missão fornecer todos os serviços de comunicação solicitados pelas unidades do grupo na Península Ibérica. “O departamento atua como uma verdadeira agência de comunicação in-house”, explica. Às suas mãos chegam solicitações de diferentes áreas: comunicação interna, comunicação externa, comunicação digital, publicidade e planificação de meios.

João Duarte é docente da disciplina de “Dimensões Específicas da Comunicação Institucional” no Mestrado de Gestão Estratégica das Relações Públicas.

É coautor do livro “Governança de Relações com Stakeholders a nível Global: Uma infra-estrutura” (edição Palgrave).

Foi recentemente entrevistado para o blogue PRConversations.

Fotografia: European Excelence Awards.