Eu sou ESCS

Publicado: 22 setembro 2017

A ESCS deu as boas-vindas aos novos alunos com uma cerimónia que contou com a presença de Cristina Amaro, escsiana e reconhecida profissional na área da Comunicação.

O Auditório Vítor Macieira acolheu, no passado dia 18 de setembro, a Sessão de Abertura do Ano Letivo 2017/2018. Os novos escsianos foram recebidos pelo Presidente da Escola, Prof. Doutor Jorge Veríssimo, pelo Vice-Presidente do Instituto Politécnico de Lisboa (IPL), Prof. Doutor António Belo, pelo Presidente da Associação de Estudantes (AE ESCS), Sebastião Sabino, e pela Administradora dos Serviços de Ação Social do IPL, Dr.ª Teresa Martins.

Os novos alunos foram recebidos no Auditório Vítor Macieira.

A cerimónia contou, ainda, com a participação de uma convidada muito especial. Cristina Amaro, licenciada em Publicidade e Marketing, fundadora da produtora I’M in Motion e autora, diretora editorial e apresentadora de um dos programas com maior relevo e longevidade na televisão nacional, o Imagens de Marca, partilhou com os alunos recém-chegados a sua experiência na área da Comunicação.

Bem-vindos à ESCS

O Presidente da ESCS deu início à sessão, referindo-se, com orgulho, à instituição, como a “melhor Escola de Comunicação, com os melhores cursos de Comunicação”. O Prof. Doutor Jorge Veríssimo falou sobre a história da ESCS e frisou a importância da participação dos alunos “na vida ativa” da comunidade académica, nomeadamente nos núcleos extracurriculares e nos Conselhos de Representantes e Pedagógico.

O Presidente da ESCS, Prof. Doutor Jorge Veríssimo, apelou à participação dos estudantes na vida académica.

Em representação do Presidente do IPL, o Prof. Doutor António Belo subiu ao palco e fez um apelo aos estudantes, que foi aplaudido pela plateia: “Enquanto estiverem aqui na Escola, não fiquem na fila de trás; venham para a fila da frente”.

Já o Presidente da AE ESCS, que acaba de se licenciar em Audiovisual e Multimédia, fez um discurso nostálgico sobre a sua passagem pela Escola e incentivou os alunos a participarem nas atividades escolares. “Sejam bem-vindos aos melhores anos da vossa vida”, concluiu.

Antes da convidada de honra, subiu ainda ao palco a Dr.ª Teresa Martins, também ela ex-aluna da ESCS e membro da Comissão Instaladora, que esclareceu algumas questões sobre os Serviços de Ação Social do IPL e terminou o seu discurso, incentivando os estudantes a aproveitarem “o privilégio de fazerem parte da Escola”.

Da esq. para a dir.: Prof. Doutor António Belo, Sebastião Sabino e Dr.ª Teresa Martins.

Referência na área da Comunicação

Cristina Amaro tem, atualmente, mais de 20 anos de carreira. O programa Imagens de Marca, uma referência na área do branding, é transmitido em 12 países e conta já com 14 prémios nacionais e internacionais.

Cristina começou a sua apresentação pedindo aos estudantes, que ocupavam as cadeiras de trás do auditório, para passarem para as filas, até então vazias, da frente. No seu discurso inspirador, referiu que já foi “muito feliz, muitas vezes, nesta Escola” e o quão esta mudou a sua vida.

A convidada de honra, Cristina Amaro, fez uma reflexão sobre o estado atual da Comunicação.

Cristina falou sobre a atual mudança de comportamentos e hábitos de consumo na Comunicação, que passa pela abordagem multiplataforma e o impacto desta tendência nos meios de comunicação social, uma vez que os jovens utilizam, cada vez mais, o digital. A apresentadora do Imagens de Marca salientou a importância da credibilidade destes órgãos para a informação e para as marcas e demonstrou a preocupação de, no futuro, não haver meios para tal, uma vez que a passagem para o digital retira grande parte do financiamento para produzir informação de qualidade. No entanto, tem esperança de que os futuros profissionais da Comunicação mudem este cenário. “Vocês estão a entrar [na Escola] num momento difícil para a Comunicação [e] podem ajudar a criar um novo ciclo. Aproveitem este tempo para pensar naquilo que podem criar de novo”, apelou aos estudantes.