Publicado: 28.07.2017

No Concurso Anual para Projetos IDI&CA do IPL, foram selecionados cinco projetos de docentes da ESCS.

O Concurso Anual para Projetos de Investigação, Desenvolvimento, Inovação e Criação Artística (IDI&CA) do Instituto Politécnico de Lisboa (IPL) financia projetos inseridos nas linhas de investigação das suas oito unidades orgânicas, com vista ao aumento do número de criações, patentes e publicações da autoria e co-autoria dos docentes do IPL.

Este ano, a assinatura dos contratos teve lugar no Salão Nobre dos Serviços de Presidência do IPL, no passado dia 17 de julho. Das 105 candidaturas, foram selecionados 47 projetos, cinco dos quais coordenados pelas professoras Anabela de Sousa Lopes, Ana Teresa Machado, Fernanda Bonacho, Helena Pina e Mafalda Eiró-Gomes.

O Presidente da Escola, Prof. Doutor Jorge Veríssimo, esclarece que este resultado é fruto da junção de vários fatores: os docentes que, após concluírem os seus graus de doutoramento, estão “mais libertos para fazer investigação”; a estratégia da Direção e do Conselho Técnico-Científico para a  criação de linhas de investigação e incentivo ao desenvolvimento de projetos dentro da Escola; e os concursos, entre eles, o do Politécnico de Lisboa, cujo fator financeiro é uma ajuda para que estes projetos se possam realizar. Jorge Veríssimo acrescenta, ainda, que o desenvolvimento de trabalhos de investigação traz “mais-valias ao nível da projeção da Escola, do currículo profissional [dos participantes] e do envolvimento de alunos de mestrado e licenciatura”.

Confira, abaixo, os projetos financiados:

Anabela de Sousa Lopes - Representações de países lusófonos nos media portugueses – as eleições angolanas de 2017

Síntese: As Eleições de Angola em Portugal: entre representações e práticas jornalísticas.

Ana Teresa Machado - Comunicação das marcas nas redes sociais: preditores de engagement

Síntese: Diz-me quem segues e eu dir-te-ei quem és: marcas, fãs e engagement no social media.

Fernanda Bonacho - Transliteracia jornalística: até que o mundo fique tal como é

Síntese: Transliteracia jornalística: para uma leitura crítica do mundo e das notícias.

Helena Pina - One More Story: conteúdos transmediáticos para a experiência da paisagem

Síntese: Nas narrativas da paisagem, importam a experiência e os olhos de quem nelas participa.

Mafalda Eiró-Gomes - “Comunicação” nas Federações Desportivas: o estado da arte em Portugal

Síntese: Partindo da ideia que consideramos incontestável de que a comunicação é constitutiva das organizações, pretende-se compreender o papel da comunicação na construção da identidade das Federações com estatuto de utilidade pública desportiva, bem como perceber que entendimento fazem os quadros dirigentes destas organizações do papel e funções dos profissionais de comunicação.

*Fotografias gentilmente cedidas pelo Gabinete de Comunicação e Imagem do IPL.