Publicado: 13.05.2016

As escsianas Catarina Alves, Inês Cardoso e Mariana Brântuas foram as grandes vencedoras da fase final do concurso BET 24 Horas.

O BET 24 Horas é um concurso de empreendedorismo dirigido a estudantes e trabalhadores. A última fase do evento aconteceu na Fundação Calouste Gulbenkian, no passado dia 7 de maio, e contou com a participação de três equipas formadas por alunos da ESCS, que concorreram com mais cinco de outras instituições de Ensino Superior. Catarina Alves, Inês Cardoso e Mariana Brântuas, alunas do curso de licenciatura em Publicidade e Marketing, conquistaram o 1.º lugar do Marketing Challenge.

As vencedoras da fase final do concurso BET 24 Horas. Da esq. para a dir.: Inês Cardoso, Catarina Alves e Mariana Brântuas.

Durante um mês, os participantes do concurso tiveram de resolver um briefing que consistiu em realizar uma estratégia de social media para a empresa Uber, com base na recolha e divulgação de testemunhos de utilizadores (nacionais e internacionais) que utilizam o serviço para conhecerem as cidades de Lisboa e do Porto. A apresentação final ao júri não podia ultrapassar quatro minutos e deveria demonstrar, de forma criativa, as ferramentas a utilizar, os passos a seguir e os objetivos que deveriam ser atingidos com a implementação da estratégia planeada. As alunas explicam que a ideia do grupo se “focou em estratégias digitais, como o Facebook e o Instagram, e no desenvolvimento de um vídeo que se tornasse viral, para criar uma onda de apoio por parte da população”. Na resolução do briefing, as escsianas destacam a ajuda dos docentes Alexandra David e Bruno Brito, a quem recorreram para esclarecer algumas questões.

Catarina, Inês e Mariana destacam o quão importante é a participação em atividades fora da Escola, que permitem aos alunos conhecer “um pouco melhor o mercado de trabalho e entrar em contacto com profissionais da área (…) abrindo portas a potenciais oportunidades”. As alunas referem que a experiência foi particularmente desafiante, pois competiram, na sua maioria, com concorrentes mais velhos e com alguma experiência. “A conquista do primeiro lugar fez-nos perceber que o que aprendemos tem, de facto, uma aplicabilidade muito prática em termos de planeamento”, sublinham.

A Prof.ª Doutora Ana Teresa Machado, Diretora do curso de licenciatura em Publicidade e Marketing, destaca a participação das seis equipas escsianas que integraram a primeira fase do concurso (das quais três passaram à fase final) e considera esta vitória “um marco” para o curso, neste ano letivo. A professora sublinha que “os êxitos dos nossos alunos são gratificantes e inspiradores, para além da imagem de marca, a deles e a nossa, que transmitem para o exterior” e parabeniza não só a equipa vencedora como “todos os que se aventuraram neste desafio”.

Fotografia gentilmente cedida pela Prof.ª Alexandra David.