Publicado: 24.04.2023

Quatro estudantes finalistas da licenciatura em Publicidade e Marketing viajaram até Roma, acompanhadas pelo Prof. João Rosário, para representar a ESCS no projeto europeu Businet International Trade Mission.

A International Trade Mission Rome 2023, promovida pela Businet, juntou 153 estudantes, acompanhados por 26 docentes, de 18 instituições de Ensino Superior europeias (Bélgica, Espanha, França, Lituânia, Noruega, Países Baixos e Portugal), com o objetivo de proporcionar, aos alunos, uma experiência real de internacionalização. A ESCS, a única instituição portuguesa a participar na iniciativa, fez-se representar pelas estudantes Ana Patrícia Marreiros, Margarida Roque, Melanie Mendes e Nicole Fernandes, finalistas do curso de licenciatura em Publicidade e Marketing, que, acompanhadas e orientadas pelo Prof. Doutor João Ferreira do Rosário, apresentaram a marca de bebidas PHUNK. No evento, em Roma, marcaram, ainda, presença o Prof. Doutor André Sendin e a Prof.ª Doutora Sandra Miranda, Presidente e Vice-Presidente da ESCS, respetivamente.

ITM Roma
As estudantes, na Trade Fair, acompanhadas pelo Prof. Doutor João Ferreira do Rosário.

Experiência internacional

O pontapé de saída do projeto foi dado, no início de 2023, com os primeiros contactos entre os grupos de estudantes das diversas instituições de ensino. Numa primeira fase, à distância, os participantes da instituição anfitriã, a Swiss School of Management – Roma Business School, foram distribuídos pelos vários grupos das escolas visitantes, de forma a auxiliá-los com questões relacionadas com o mercado italiano, como a identificação de possíveis parceiros de negócio, formas de diálogo, entre outras. Já presencialmente, os estudantes italianos guiaram os colegas pela cidade, nomeadamente, em visitas a potenciais empresas importadoras, e colaboraram na organização das atividades. Por sua vez, coube aos estudantes das instituições visitantes a identificação de empresas nacionais interessadas em exportar para a Itália, bem como definir a estratégia de divulgação das mesmas, através da criação de documentos e formulação de um pitch de apresentação.

Por fim, entre 5 e 9 de março, a instituição anfitriã acolheu as comitivas europeias para uma semana de atividades, entre as quais: o evento Taste my Country, um momento de convívio e degustação, em que os grupos partilharam iguarias dos respetivos países; a apresentação das empresas representadas (pitch), na qual os grupos de estudantes focaram aspetos relevantes da descrição da empresa, oferta, mercado-alvo e vantagem competitiva; e a Trade Fair, uma feira com a apresentação da oferta das 49 empresas, que teve lugar no hotel NH Roma Villa Carpegna.

ITM Roma
Este ano, o Presidente da ESCS, Prof. Doutor André Sendin, e a Vice-Presidente, Prof.ª Doutora Sandra Miranda, também marcaram presença no certame.

Balanço positivo

O Prof. Doutor João Ferreira do Rosário lembra que, na apresentação do pitch, “o grupo da ESCS foi muito elogiado, tendo até sido destacado o profissionalismo da apresentação e a qualidade do conteúdo”, entre outros fatores. No rescaldo da iniciativa, o docente considera que o balanço da participação da Escola na iniciativa foi “extremamente positivo”, referindo “o networking de alunos e professores” e a oportunidade de os estudantes trabalharem com “empresas reais, num projeto que lhes deu uma primeira experiência de cariz profissional num ambiente de internacionalização”.

Fotografias gentilmente cedidas pelo Prof. Doutor João Ferreira do Rosário.