Publicado: 21.09.2018

A comunidade académica deu as boas-vindas aos estudantes do 1.º ano de licenciatura.

A sessão de abertura do ano letivo 2018/2019 decorreu, no passado dia 17 de setembro, no Auditório Vítor Macieira. Os estudantes recém-chegados foram recebidos pelo Presidente da Escola, Prof. Doutor André Sendin, pelo Presidente do Politécnico de Lisboa, Prof. Doutor Elmano Margato e pelo Presidente da Associação de Estudantes (AEESCS), Ruben Sousa.

Participar na vida académica

O Presidente da Escola começou por expressar a “enorme satisfação” em receber os novos estudantes. De seguida, apelou ao envolvimento na vida e na construção da Escola, nomeadamente, no Conselho Pedagógico e no Conselho de Representantes (órgãos de governo nos quais os estudantes têm representantes), por um lado, e, por outro, nas atividades extracurriculares. “Só faz sentido se vocês participarem”, sublinhou. O Prof. Doutor André Sendin apresentou, ainda, a Vice-Presidente da Escola, Prof.ª Doutora Sandra Miranda, os responsáveis pelos órgãos de governo da ESCS e os coordenadores dos cursos de licenciatura. O Presidente concluiu, referindo que espera que, “daqui a uns anos, [os escsianos] possam retribuir o que a Escola está, agora, a dar”, no sentido de transferirem os conhecimentos adquiridos para o mercado de trabalho, e contribuindo, assim, para o prestígio da instituição.

Por seu lado, o Presidente do Politécnico de Lisboa começou por salientar o facto de a Escola ser “uma referência do ensino da Comunicação em Portugal”. Depois, congratulou os estudantes que conseguiram colocação, tendo em conta a elevada procura que superou a oferta disponibilizada. “Asseguro-vos, a vocês e às vossas famílias, que fizeram uma boa escolha”, frisou. Como vem sendo habitual nos seus discursos, o Prof. Doutor Elmano Margato falou sobre a importância da formação cívica, referindo que um bom profissional terá de ser, primeiramente, um bom cidadão.

“Bem-vindos a esta Escola que temos o privilégio de [chamar] casa”, referiu Ruben Sousa, ao subir ao palco para encerrar a cerimónia. O representante dos estudantes mencionou que a instituição é “rica, pela comunidade que a constitui”, sublinhando que os três anos de licenciatura serão “os melhores das vidas” dos escsianos.

Apresentação das atividades extracurriculares

Após o encerramento da sessão, os novos escsianos foram convidados a assistir à apresentação das atividades extracurriculares. Os representantes da ESCS MAGAZINE, ESCS FM, GAME, Bright Lisbon Agency, número f, nAV, 8.ª Colina, E2 e escstunis subiram ao palco para, também eles, darem as boas-vindas aos novos estudantes e apelar à participação nestes grupos.