Passar para o conteúdo principal

Publicado: 07.06.2013

Chegou ao fim a décima temporada do E2. Após o trabalho árduo de alunos e professores durante o ano letivo, conclui-se que o balanço foi positivo. Agora só nos resta aguardar e esperar para ver quais serão as novidades que o E2 tem guardadas para o próximo ano.

Foi para o ar, na passada terça-feira, dia 4 de junho, o último episódio da décima temporada do programa de televisão da ESCS. O E2, projeto pedagógico de formação multidisciplinar constituído por alunos e docentes, conta com 274 episódios emitidos na RTP2 ao longo de nove anos. É a atividade extracurricular da ESCS que tem um cariz mais institucional, uma iniciativa transversal a toda a Escola, aberto a todos os alunos, independentemente do ano ou curso que frequentem. Este espaço de aprendizagem, consistente e consolidado, já proporcionou experiência e formação a muitos alunos que por ele passaram. Desde a sua inauguração em 2004 que as equipas do E2, para além de fazerem os episódios para a RTP2, são chamadas para realizar a cobertura audiovisual e o live streaming de vários eventos, dentro e fora da ESCS, por intermédio de parcerias que a Escola tem com várias organizações e instituições.

[Fotografia] O E2 em ação, durante a gravação de um evento.

Balanço positivo

O E2 realizou nesta temporada um total de 27 programas e contou com a participação de cerca de 100 alunos. Na análise que fez à décima temporada do programa E2, o Prof. Doutor André Sendin, Vice-Presidente da ESCS, considerou-a muito positiva. “Tem havido uma melhoria na qualidade do projeto e isso reflete-se na grelha de programação e nas rúbricas”, disse. Para Marta Neves, produtora do E2, esta temporada correu bastante bem. “Notámos que houve um aumento significativo dos alunos que vêm o programa e que gostam dos trabalhos realizados pelos seus colegas”. Desde o início do projeto, passaram pelo programa milhares de alunos, que adquiriram várias competências e capacidades que impulsionaram a sua entrada no mercado de trabalho. Na opinião do Prof. Doutor André Sendin, “estas experiências extracurriculares são um fator de distinção para os alunos que nelas participam, uma vez que adquirem soft skills e conhecimento em contexto profissional, diferentes dos aprendidos na sala de aula”.

Próxima temporada em vista

Está previsto para outubro o início da nova temporada do magazine televisivo E2. “Tenho expetativas bastante altas, dado que na temporada transata conseguimos demonstrar uma qualidade superior à do ano anterior”, afirmou Marta Neves. Segundo o Prof. Doutor André Sendin, “está uma nova temporada do E2, em cima da mesa, a ser preparada. Na última reunião que tivemos com a RTP, recebemos um feedback favorável. Mostraram-se satisfeitos com a nossa participação”. Para o Vice-Presidente da ESCS, a continuidade do projeto é vital para a aprendizagem e formação dos alunos. “É muito importante continuar a proporcionar este espaço de criatividade, experiência e inovação. Faz parte da missão da Escola proporcionar estas experiências extra-currículo aos alunos. O projeto E2 é um aspeto bastante valorizado pelos estudantes e pelos públicos-alvo interessados na ESCS”, concluiu. Marta Neves aguarda pelo começo da nova temporada com alguma ansiedade. “O E2 é uma das excelentes condições que a ESCS oferece aos alunos. Espero, no próximo ano, conseguir levar a equipa a fazer cada vez melhor”.