Passar para o conteúdo principal

Publicado: 18.10.2013

Publicado: 18/10/2013

Decorreu, no passado dia 17 de outubro, a apresentação do 13.º número da revista Comunicação Pública.

O lançamento da Comunicação Pública n.º 13 decorreu em simultâneo com o 8.º Congresso SOPCOM. Os presentes tiveram a oportunidade de conhecer a mais recente edição deste projeto editorial de cariz multidisciplinar. A publicação, desenvolvida no âmbito das atividades científicas da ESCS, foi apresentada pela Prof.ª Filipa Subtil, membro da comissão editorial, que destacou a revista como “um espaço concebido com a pretensão de acolher trabalhos de investigação empírica e notas críticas que, independentemente da sua diversidade de perspetiva, linguagem, contexto e objetivo, façam das formas de comunicação o seu objetivo comum”. A docente revelou que “a Comunicação Pública está em processo de transição para o online” e que o próximo número estará disponível na plataforma OpenEdition.

[Fotografia] Durante os 7 anos de existência, a revista tem publicado artigos de investigadores de todo o mundo.

A afirmação da revista

Sete anos após a primeira edição, a publicação tem ganho notoriedade a nível nacional. “É uma revista jovem, mas estamos a conquistar o nosso espaço”,  referiu a Prof.ª Cláudia Silvestre, coordenadora editorial da publicação. A participação de investigadores estrangeiros interessados em publicar os seus artigos tem sido uma constante. “Dá credibilidade à revista e chama mais autores, nacionais e internacionais”, disse a docente. Esta é uma forma de a revista chegar a um público mais vasto, uma vez que muitos destes autores são também professores e acabam por mostrá-la aos seus alunos, fazendo a divulgação da mesma nas suas instituições de ensino. “Isto é muito importante para a internacionalização da Comunicação Pública”, afirmou.

A próxima edição

Segundo a Prof.ª Cláudia Silvestre, está previsto que o 14.º número ainda seja impresso e esteja disponível online. “A 15.ª edição será apenas online. Uma vez que estamos na era digital, é importante que a revista esteja disponível na internet”, comentou. Brevemente, a publicação vai estar disponível na plataforma OpenEdition, site que se dedica à publicação de revistas e coleções de livros na área das ciências sociais e humanas. “É importante termos a nossa presença online para estarmos a par de outras revistas”, explicou. Nesta plataforma existem muitas publicações de comunicação e é local de pesquisa para muitos investigadores. Um dos objetivos da passagem para o online é, para a coordenadora editorial, “tornar a revista mais conhecida no panorama nacional e consolidar a sua internacionalização. Esta acaba assim por estar num meio adequado e ganhar maior visibilidade”, concluiu.

Call for papers

Está a decorrer o call for papers para o próximo número (n.º 15) da revista Comunicação Pública. Os artigos devem ser submetidos até dia 9 de dezembro de 2013 para o seguinte endereço eletrónico cpublica@escs.ipl.pt.